1º Passo para a independência financeira - Comprometa-se a mudar

Como conquistar a independência financeira? Este artigo pretende apresentar o impacto de pequenas mudanças de comportamento no desempenho financeiro do nosso dia-a-dia. Realizando uma revisão geral das despesas e rentabilizando o tempo de lazer.

 1º Passo para a independência financeira - Comprometa-se a mudar
Para melhorar a atividade financeira é necessário refletir e dar a devida importância ao tempo e dinheiro.

Dar o primeiro passo em qualquer coisa é difícil (como a dieta, o exercício, etc.), e isso certamente é verdade quando se trata da saúde financeira. Todos os dias somos bombardeados com as desgraças e melancolias dos relatórios de economia e mercados financeiros. É hora de desligar a televisão e substituir toda a desgraça e tristeza com um pouco de ânimo e vitalidade.
A construção da independência financeira é feita segundo os seguintes princípios: foco, controlo e ação. A maioria das pessoas tem medo de abordar e conversar sobre finanças pessoais. Deixe de fazer parte desse grupo. Transforme o seu medo financeiro em foco.

Concentre-se no que pode controlar: a própria despesa e como gasta o seu tempo. Aprenda a criar o orçamento, “Orçamento Familiar: como começar“ oferece uma boa ferramenta para a educação financeira e uma oportunidade para aumentar o sucesso financeiro. Ao assumir o controlo das suas próprias decisões financeiras, irá ter um impacto indiscutível no bem-estar financeiro.

Esta é a oportunidade de se colocar no banco do condutor! Reveja os últimos extratos bancários e identifique onde está a gastar o seu dinheiro. Sabia que, se tomar o pequeno-almoço em casa em vez de comprá-lo a caminho do trabalho todas as manhãs, poderia poupar mais de 500 euros este ano? Com essa simples mudança de rotina, poderá economizar o equivalente a uns dias de férias!


Faça uma revisão completa das suas contas e encontrará:

Encargos mensais automáticos com um o cartão de crédito ou com uma conta bancária que nem usa.

Despesas com seguros – Será que não está a pagar demais pelos seus seguros? Tente negociado o valor do prémio do seguro com os agentes seguradores.

Cartões de crédito – Lê a Ficha de Informação Normalizada dos cartões de crédito? As taxas de juro dos seus cartões são as mais baixas do mercado? Evite recorrer a este tipo de crédito, se tiver, comprometa-se a pagá-lo o quanto antes.

É um comprador por impulso? Recomendo vivamente que utilize a "regra dos 28 dias", sempre que sentir vontade de comprar um telemóvel novo, aquela peça de roupa deslumbrante, etc. espere 28 dias e sinta se é mesmo vital aquela despesa. O que acontece na maioria das vezes é que a compra não era assim tão urgente e importante. Assim poupa tempo e dinheiro!


Agora pense como gasta o seu tempo e a forma de rentabilizar o tempo livre. Inicie um negócio a part-time a partir de seu passatempo favorito. Poderá obter um extra de 250 € por mês!

Em vez de estar todas as noites a ver televisão ou a navegar na internet, voluntarie-se numa instituição de caridade. Quanto mais dá, mais irá receber. Não só está a ajudar, como pode estar a conhecer novas pessoas... Talvez até o próximo parceiro de negócios!

Tenha um pequeno negócio ligado à internet. Por exemplo, crie um blog para partilhar as suas experiências e pode acrescentar publicidade para financiar a sua iniciativa.

Não fique só! Encontre pessoas que partilham das suas paixões e debatam formas de ganhar dinheiro juntos. 1 + 1 pode ser igual a 11 - se unirem esforços.

Procure aumentar os seus conhecimentos sobre investimentos através de seminários gratuitos. Ao educar-se, será capaz de começar a detetar oportunidades que irão estar ao seu alcance!

Comece a disciplinar os seus filhos sobre a educação financeira. Fale-lhes sobre o dinheiro, ajude-os a começar um negócio, é a melhor herança que lhes podia deixar.

Faça uma promessa a si mesmo: que está pronto, disposto e capaz de assumir a responsabilidade do seu futuro financeiro. É o primeiro passo para alcançar a independência financeira. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Comece por fazer uma coisa de cada vez... e comece hoje! Ao tomar medidas hoje... Amanhã será um dia melhor...


Veja também: