10 dicas para evitar a desvalorização do carro

É possível evitar uma rápida desvalorização do carro, mesmo aqueles que são comprados em segunda mão.

10 dicas para evitar a desvalorização do carro
A desvalorização do carro está dependente de inúmeros factores. Saiba como conservar o seu.

Comprar carro novo ou em segunda mão tem sempre um lado menos bom. Ao contrário do que acontece com os imóveis, qualquer carro, após a sua compra, está sempre a desvalorizar. Seja pelo número de quilómetros, seja pelos danos causados com o tempo, nenhum carro se valoriza com o uso. 
No entanto, há formas de evitar uma desvalorização mais rápida e acentuada. Esteja atento a este artigo e saiba quais as 10 dicas que podem evitar a desvalorização do carro.

Quer evitar desvalorização do seu carro? Siga estes 10 conselhos


1. Cuide da pintura

Quanto mais cuidada estiver a pintura, menos o carro se desvaloriza. Tente proteger a pintura das intempéries. Se tiver oportunidade de manter sempre o carro na garagem, é uma forma de proteger e de valorizar o veículo.

2. Cuide do interior

Um carro cuidado desvaloriza sempre menos do que um carro sujo, com estofes rotos ou com materiais deteriorados. Sendo novo ou em segunda mão, tente sempre cuidar do interior do carro da melhor forma.

3. Hidrate os bancos de pele

Se tiver bancos em pele, lembre-se sempre que tem de ter cuidados acrescidos. De vez em quando, passe uma cera e hidrate toda a superfície. É também uma forma de conservar o interior do carro e fazer com que não desvalorize.

4. Compre um carro importado

Há modelos de carros importados que não chegam a Portugal, o que pode ser um factor de valorização no mercado. Desta forma, é possível que, comprando um carro importado, consiga evitar a desvalorização do carro face ao mercado onde o mesmo ficará inserido.

Pagar a prestações
Existem várias soluções no mercado que nos facilitam a compra das modificações desejadas para o nosso veículo. O E-Konomista analisou várias e escolheu aquela que oferece melhores taxas e as condições mais favoráveis para si. Saiba aqui qual é.

5. Mais anos, menos quilómetros

Para quem compra carro em segunda mão, tenha em atenção ao número de quilómetros. Mesmo que o carro já tenha alguns anos, quanto menos quilómetros tiver, melhor. Mais tarde, quando o quiser vender, o número de quilómetros é um factor fulcral que pesa muito na desvalorização do carro.

6. Inspecções em dia

Esta dica é mais uma chamada de atenção. Ter as inspecções em dia, assim como o selo, entre outras coisas, é determinante para que o carro tenha um valor superior. 

7. Revisões na marca

Poucas pessoas dão importância a este item, nomeadamente quem tem carros em segunda mão, mas a verdade é que um carro que tenha feito sempre as suas revisões na marca é muito mais valorizado. As revisões são, por norma, mais caras, mas dão uma garantia melhor ao veiculo.

8. Não fume dentro do carro

Se quer manter o bom aspecto dos tectos do carro, não fume no seu interior. Carros de fumadores desvalorizam substancialmente. 

9. Cuidados com os extras

Quanto mais extras pensar colocar no carro, pior. Até podem ser extras caros e interessantes, mas como muitos dos extras acabam por ser uma questão de gosto, podem desvalorizar o carro, ou limitar os clientes interessados no mesmo.

10. Faça uma condução segura

Por fim, uma das formas de conservar o carro e de o valorizar, é praticar uma condução cuidada, conservar o motor, conservar os pneus e evitar determinados comportamentos que possam causar acidentes ou levar o carro a uma degradação escusada.

  • Está à procura de um tablet? A Deco Proteste está a oferecer. Clique aqui.

Veja também: