10 Dicas para utilizar melhor o cartão de crédito

Dicas que deve conhecer para utilizar melhor o cartão de crédito. Cuidados a ter com o uso do cartão de crédito para tirar as melhores vantagens dele.

10 Dicas para utilizar melhor o cartão de crédito
Como usar o cartão de crédito corretamente.

O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta de apoio financeiro, porém, para isso acontecer, as pessoas devem saber utilizá-lo de forma eficaz. O grande problema é esse.
 
O uso inadequado pode, de facto, originar graves problemas de incumprimento. É por isso natural que ainda subsistam muitas dúvidas sobre a melhor utilização do cartão de crédito. As histórias de mau uso levam muita gente a duvidar se devem ou não utilizar o cartão de crédito.
 
A resposta é relativamente simples, tudo depende de como o cartão de crédito é utilizado.
 

10 dicas para utilizar melhor o cartão de crédito tirando o máximo partido do mesmo.

 

1. Conhecer a melhor altura para comprar com cartão de crédito

Para saber a melhor altura para comprar a crédito tem de saber em que dia é emitida a sua fatura. A melhor altura para comprar é o dia (s) seguinte (s), pois assim beneficia de um prazo mais alargado de pagamento (não se esqueça que o prazo de pagamento pode variar consoante o cartão de crédito em questão). Assim, a melhor altura para utilizar o cartão de crédito será a que lhe permite um período mais longo para pagar ao banco o que este lhe emprestou, ou seja, o (s) dia (s) seguinte (s) ao da data de fecho da faturação.
 

2. Pague atempadamente

Nunca se atrase no pagamento da fatura do cartão de crédito. Esteja ciente dos prazos de pagamento de todas as compras que efetuou, com o seu cartão, para evitar situações de incumprimento.
 

3. Registe todas as suas compras

É importante que mantenha um registo de suas compras com o cartão de crédito para evitar gastar mais do que aquilo que pode pagar. É fácil perder o controlo na utilização do cartão de crédito, por isso, registe de alguma forma as suas compras.
 

4. Não utilize para levantar dinheiro

Não use o cartão de crédito para efetuar levantamentos em dinheiro. Esse acto resultará em pagamento de taxas e/ou juros.
 

5. Tenha apenas um cartão de crédito

Muitas vezes recebemos pelo correio cartões de crédito, mas não deve aceder ao ímpeto de aceitar tudo o que lhe chega. Um cartão chega-lhe e é mais fácil de controlar. O segredo é escolher o cartão mais adequado para si.
 

6. Não compre por impulso

Evitar comprar por impulso é fundamental na correta utilização do cartão de crédito. Compre só o que realmente necessita. Seja consciente, lembre-se que a fatura chega logo depois e terá de ser paga.
 

7. O cartão de crédito não é um complemento ao ordenado

Não contabilize o limite de seu cartão de crédito como um complemento ou acrescento ao seu ordenado. Esse valor é um empréstimo e não uma receita, e todo o empréstimo tem uma despesa.
 

8. Guarde todos os recibos de pagamento

Guarde os recibos e compare-os com o seu extrato mensal do cartão de crédito. Informe imediatamente a instituição bancária se existir qualquer discrepância.
 

9. Evite usar o cartão para pagamentos de rotina

Não use o cartão de crédito para todas as compras de rotina no supermercado, por exemplo. Isso ajudará a manter o equilíbrio de gastos no cartão de crédito em cada mês.
 

10. Cuidado com alguns benefícios dos cartões

Alguns cartões de crédito têm associados programas de pontos para trocar por prémios. É um princípio interessante usar o cartão de crédito e ainda por cima ganhar descontos em produtos ou ainda acumular milhas para viagens. Mas atenção, não deixe que esse tipo de benefício se torne um motivo extra para gastar mais que o necessário.
 

Mas qual o cartão certo para mim?

Como referimos é importante não acumular mais do que um, dois no máximo, cartão de crédito. Assim, é fulcral saber escolher o cartão de crédito ideal para si.
 
O E-Konomista compila algumas  das ofertas mais competitivas do mercado . Saiba mais sobre a oferta de cartões de crédito do E-Konomista.
 
Veja também: