3 Dicas para atingir os objetivos e metas

As dicas que – já de seguida – lhe vamos apresentar podem ajudá-lo a atingir todos os seus objetivos e metas. Saiba como. 

3 Dicas para atingir os objetivos e metas
A chave para o sucesso reside numa boa estratégia.

O objetivo de qualquer profissional ou de qualquer empreendedor é – obviamente – alcançar os seus objetivos e metas (tanto em termos profissionais como pessoais). Faz sentido. O problema de definir objetivos e metas é que muitas das vezes se ficam por isso mesmo: definições, ideias teóricas. E tudo porque (na grande maioria dos casos) carecem de um plano estratégico concreto. Saber o quer fazer e delinear um bom plano de ação vai ajudá-lo a alcançar todas os objetivos/metas a que se proponha. Saiba como. 
 

Objetivos e metas: da teoria à prática 

O conceito de sucesso profissional é muito vago. Se para uns significa ocupar uma determinada posição na estrutura da empresa ou ter um salário mais elevado, para outros pode significar trabalhar num determinado projeto ou criar uma empresa própria, por exemplo. Isto para dizer que o sucesso se baseia nos objetivos e metas que cada profissional estabelece para si mesmo. No entanto, muitos destes profissionais – apesar de saberem o querem das suas carreiras – têm dificuldade em alcançar os seus objetivos. Porquê? Muitas das vezes porque carecem de uma estratégia bem definida que os guie. Para evitar que se “perca” pelo caminho, aqui ficam algumas dicas que o podem ajudar. 

 

1. Defina exatamente o que pretende

Quanto mais preciso for em relação às suas metas melhor. Pense naquilo que gostaria de fazer, qual o rumo que pretende para a sua carreira ou o que necessita de fazer para lá chegar. Pense nos seus objetivos e metas como se de um negócio se tratasse e crie um plano (neste caso, não de negócios mas) de ação. Também aqui os seus objetivos devem ser específicos e quantificáveis, de forma a ser mais fácil perceber se está ou não a conseguir atingi-los. E, acima de tudo, crie objetivos alcançáveis e reais (para evitar sentir-se desmotivado). 

2. Encontre o seu desafio 

Não adianta definir objetivos que, no fundo, não lhe dizem nada. Quando estiver a pensar no ponto anterior (e a definir os seus objetivos) convém que estabeleça metas que realmente o motivam e despertam o seu interesse. De pouco interessa se acha que são metas/objetivos positivos para a sua carreira. Deve sentir-se desafiado, para se sentir motivado e batalhar para os atingir. 

3. Ponha “mãos à obra”

Não espere pelo momento mais oportuno. Isso não existe. O melhor que tem a fazer é começar já (agora mesmo) a trabalhar para atingir os seus objetivos. Aquele plano que definiu logo no início serve apenas para o guiar (é um auxiliar). Ao longo do percurso terá certamente que fazer vários ajustes e adaptações. Só trabalhando todos os dias para as tão almejadas metas será capaz de as alcançar. 
 
 

Agarre o seu sucesso

Como referimos no início do texto, cada pessoa terá os seus próprios objetivos e metas (sejam eles profissionais ou pessoais). Aliás, uma das características comuns a todas as pessoas bem-sucedidas é o facto de terem os seus objetivos bem definidos e de se guiarem por eles. Por isso, orientam as suas ações no sentido de atingirem esses mesmos objetivos. Segredos terão muitos, mas um dos mais importantes é sem dúvida a estratégia que adotam. Crie a sua e os seus objetivos e metas não lhe escapam.


Veja também: