3D Touch: O que é e como utilizar

A Apple apresentou recentemente o 3D Touch! Sabe o que é e como pode utilizar este recurso?

3D Touch: O que é e como utilizar
A tecnologia não para de nos surpreender.

A Apple brindou todos os fãs de tecnologia com um recurso que, até agora, apenas fazia parte dos filmes de ficção científica. O 3D Touch veio mudar a forma como interagimos com os nossos dispositivos eletrónicos e já está presente no iPhone 6s, no iPhone 6s Plus e no iPad Pro. A excitação da comunidade tecnológica é enorme e o futuro parece estar ali já ao virar da esquina. Venha perceber o que é o 3D Touch e como pode tirar partido deste recurso.

3D Touch – uma evolução do multi-touch

Para percebermos o que é o 3D Touch podemos, antes de tudo, perceber porque é que esta tecnologia assume este mesmo nome. Recorrendo à física de uma forma muito simplória, o que é o 3D Touch e porque é que é uma evolução do multi-touch?

3D refere-se a três dimensões, isto é, a um espaço tridimensional onde existem, em conjunto, as dimensões de largura, altura e comprimento. Já começa a perceber porque é que é uma evolução do multi-touch? Ainda não?

O multi-touch, que apenas existe a duas dimensões (largura e comprimento), permitia usar diferentes gestos para diferentes interações com os dispositivos eletrónicos. Pressionar com um dedo permitia clicar e selecionar algo. Deslizar com dois dedos permitia visualizar a página seguinte ou a anterior. Juntar ou separar dois dedos permitia diminuir ou aumentar o zoom… A lista de atalhos era extensa, certo? Mas agora é ainda maior? Porquê? Porque surge mais uma dimensão na nossa equação, isto é, surge a altura. 

Com o 3D Touch tornou-se possível executar estes mesmos gestos mas de diferentes formas. Porquê? Porque o 3D Touch mede a força com que o utilizador pressiona o ecrã e reage em resposta a esse nível de força. Ora, vamos tentar simplificar isto com uma situação hipotética! Imagine que existem três níveis de pressão no ecrã do seu smartphone. Ao pressionar ao de leve, o seu smartphone interpreta o seu gesto como a vontade de abrir aquilo em que tocou. Se pressionar com um pouco mais de força, até ao nível 2, o smartphone interpreta de forma diferente. E o mesmo acontece para o último nível. É fácil de compreender, certo?

Ora, a utilização do 3D Touch pode ser bastante complicada de assimilar ao início. Até porque pode tornar-se complicado medir a força com que pressionamos o ecrã do smartphone. Mas as possibilidades são imensas! A Apple diz que permite ver a caixa de entrada e os e-mails mesmo antes de os abrir, que permite visitar um website sem o abrir e permite ainda realizar um sem número de ações que até agora não eram possíveis…


Como ativar e desativar?

É fácil! Se possui um iPhone 6s, 6s Plus ou um iPad Pro já pode começar a utilizar este recurso. Aceda às definições do dispositivo, depois pressione “Geral” e “Acessibilidade”. Ao deslizar para baixo vai conseguir ver o “3D Touch”. Pronto, basta aceder ao menu deste e pressionar para ligar ou desligar.

Não se deixe ficar para trás. Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades tecnológicas!


Veja também: