PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

4 boas razões para não ficar sentado

Até 4% das mortes em todo o mundo podem ser evitadas se não ficar sentado muitas horas por dia. Estamos a falar de 433 mil pessoas por ano e um alarmante resultado.

4 boas razões para não ficar sentado
Trabalhar muitas horas sentado pode aumentar o seu risco de morte.

Sabia que se ficar sentado menos três horas por dia, pode aumentar significativamente a sua esperança de vida? No dia-a-dia, quem trabalha sentado sabe bem que não é fácil ficar sentado as 8 horas diárias, agora, uma pesquisa feita no Brasil vem acrescentar um dado alarmante: este hábito pode aumentar o seu risco de morte e não é pouco.
 

O perigo de ficar sentado mais de 5h por dia

A pesquisa foi desenvolvida numa parceria entre a USP (Universidade de São Paulo) e a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e teve como base inquéritos e artigos da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o tempo médio de permanência sentado em 54 países. Os dados foram relacionados com uma meta-análise divulgada na revista científica PLoS ONE, pondo em prática uma técnica estatística criada para associar resultados de duas ou mais pesquisas sobre uma mesma questão de estudo.

Num apanhado geral, 433 mil mortes poderiam ser evitadas se as rotinas de trabalho fossem alteradas e passássemos a estar sentados apenas até cinco horas por dia. Mas o estudo analisou mais variáveis e o risco de morte sobe consideravelmente quando falamos nas habituais oito horas de trabalho. Aqueles que passam oito horas sentadas, aumentam o risco de morte em 13%, veja também as percentagens para mais e menos horas:

  • 4 horas:  2%
  • 5 horas: 4%
  • 6 horas: 6%
  • 7 horas: 8%
  • 8 horas: 13%
  • 9 horas: 18%

 

4 boas razões para se mexer mais durante o dia

 

1. Prevenir diabetes, colesterol alto e alguns tipos de cancro

O estudo aponta que quanto mais tempo passamos sentados, maior é o risco destas doenças. Ao estarmos sentados por longos períodos, reduzimos a expressão de óxido nítrico no organismo e há a redução da ativação da lipase lipoproteica, enzima que é importante no metabolismo oxidativo e auxilia no controle de colesterol, triglicerídeos e outros fatores de risco metabólicos.

 

2. Aumentar o metabolismo

Vários estudos já alertam que os riscos de saúde são reais quando estamos sentados durante muito tempo durante o dia. Estar parado por longos períodos torna o seu metabolismo mais lento. Mexa-se!

 

3. Evitar o aumento de peso

Já se sabe que o sedentarismo provoca o aumento de peso e com isso, há diversas consequências associadas, nomeadamente, a resistência à insulina, o aumento da pressão arterial e outras doenças cardiovasculares.

 

4. Prevenir enfarte e trombose

Com a diminuição do metabolismo, podem ocorrer alterações cardiovasculares, como enfarto e trombose nas pernas, por exemplo. Quando realizamos atividades e movimentamos o corpo, produzimos substâncias que promovem o relaxamento da musculatura periférica e provocam uma vasodilatação. Assim, o coração trabalha com tranquilidade e o seu organismo agradece.
 

Como evitar ficar sentado muitas horas?

Os especialistas envolvidos no estudo são diretos: para mudar o mau hábito é preciso alterar todo o contexto social em que vivemos atualmente. É possível? Sim. Tome melhores decisões quando o assunto for deslocar-se para o trabalho ou opte por atividades de lazer que privilegiem a atividade física. A palavra de ordem é movimento e há pequenas alterações que pode faezr para alcançar grandes resultados, como:
 

  • Faça pausas para beber a água e lembre-se: se deixar a garrafa de água na mesa, não vai mexer-se!
  • Levante-se para tomar o café e circule pelos corredores
  • Saia para almoçar - se é daqueles que almoça na mesa de trabalho, abandone já esse hábito.
  • Vá à casa de banho quantas vezes necessitar. Não adie!
  • Faça pequenas reuniões em movimento. Saia do escritório e leve a equipa para uma caminhada pela rua.
  • Ginástica laboral é bem-vinda.


Mude pela sua saúde! Pequenas pausas e novos hábitos podem mudar os seus dias. Faça mais por si e evite ficar sentado por longos períodos. O seu corpo agradece.


Veja também: