4 dicas para convencer o seu banco a dar-lhe crédito

A crise económica fez com que os bancos deixassem de conseguir conceder créditos a toda a gente que os solicitava. Hoje em dia, já é mais fácil conseguir um crédito mas, para tal, tem de convencer o seu banco e dar-lhe seguranças.

4 dicas para convencer o seu banco a dar-lhe crédito
Saiba como convencer o seu banco a dar-lhe crédito

Desde que a crise financeira assolou Portugal que conseguir um empréstimo junto dos bancos, seja de que natureza for, é algo que se tem tornado muito difícil. As causas são fáceis de identificar no panorama económico. A crise mundial colocou uma forte pressão sobre os bancos que se viram obrigados a restringir as concessões de créditos.
Agora que a troika já saiu de Portugal e que a economia começa a dar os primeiros sinais de retoma, saiba como pode convencer o seu banco a dar-lhe crédito.
 

Como convencer o banco a dar crédito

O que será que é mais valorizado pelos bancos hoje em dia para conseguirem ceder um crédito? Deixamos-lhe algumas respostas.
 

1. Não ter cadastro

O termo cadastro é normalmente utilizado na via judicial, mas se é cliente bancário há muitos anos, para pedir um empréstimo é fundamental que não tenha nenhum histórico de incumprimento. Quando pede um empréstimo, o banco vai analisar o seu histórico e perceber se é ou não cumpridor. Caso seja, é uma mais-valia para o processo porque gera a confiança do banco.
 

2. Histórico familiar

Há famílias que têm todas o seu capital investido na mesma entidade bancária. Se todos os membros forem cumpridores e existir algum volume financeiro, a verdade é que o histórico familiar dá outras garantias ao banco. Todo o envolvimento positivo que tiver com o banco pode ser muito benéfico na avaliação final para o seu crédito.


3. Um fiador

Para além do histórico familiar no banco, é fundamental ter um fiador. Se pedir um empréstimo à habitação, é comum os bancos pedirem um fiador e esta garantia pode ajudar em muito a convencer um banco a ceder-lhe um crédito.


4. Junte dinheiro para a entrada

Se quer mesmo convencer o banco a dar-lhe um empréstimo, para além do fiador concentre-se em arranjar dinheiro para dar uma entrada para o seu empréstimo. Se for um crédito à habitação, as entidades já não concedem créditos a 100%, o que faz com que seja mesmo necessário ter algum capital pronto a ser investido.
 

 

Veja também: