AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Coisas a pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego

Nunca vá a uma entrevista sem conhecer a empresa em questão. Veja aqui as pesquisas a fazer e a informação que tem de recolher sobre a empresa a que se está a candidatar.

5 Coisas a pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego
Saiba como se preparar para a tão ansiada entrevista

Com a tão aguardada entrevista de emprego finalmente agendada, tem início toda a fase crucial de preparação. A informação recolhida durante a sua pesquisa sobre a empresa pode ser determinante para o sucesso da entrevista. Descubra os dados mais importantes a recolher:
 

1. Website da Empresa

O website da empresa é, por norma, onde está reunida toda a informação institucional sobre a organização. Para além de estudar os produtos ou serviços, não deve descuidar as secções de Missão e Valores, pois estes podem ajudá-lo a compreender melhor o seu possível papel na empresa, bem como a postura a adoptar na entrevista de emprego. O blog da empresa pode, igualmente, conter informações relevantes sobre os sucessos e desafios da organização, o que lhe será útil caso tenha de colocar questões ao entrevistador.
 

2. Linkedin

O perfil da empresa no LinkedIn contém informação que lhe poderá ser útil nesta fase de preparação. Através da plataforma, pode ter acesso a dados concretos sobre a dimensão da organização, perfil dos trabalhadores, ou se emprega actualmente alguém da sua rede de contactos. Caso este último se verifique, procure obter informações detalhadas sobre a organização e a respectiva cultura de trabalho. Deve, igualmente, seguir o perfil da empresa para receber notificações sobre actualizações e notícias que sejam publicadas.
 

3. Redes Sociais

A presença da empresa em redes sociais como o Facebook, Twitter e YouTube pode ser uma valiosa fonte de informação. Procure investigar a forma e o tom da sua comunicação, bem como a percepção geral que o público tem da organização. Veja o quão aberta é aos comentários feitos por utilizadores nos seus canais sociais. A postura da empresa nas várias redes e a forma como se relaciona com o público pode ser pertinente em questões feitas pelo entrevistador. Demonstre que, para além de saber o que a empresa faz, conhece também a relação que o público tem com a mesma. Mencione, caso seja pertinente, campanhas nas redes sociais que tenham obtido destaque notório.
 

4. Google

Utilize o Google para averiguar o que tem sido dito sobre a empresa e os seus produtos ou serviços. Utilize as opções avançadas do motor de pesquisa para definir um espaço temporal sensato, de forma a filtrar os resultados mais recentes. Investigue, na imprensa e em blogs pessoais, o que se tem escrito sobre a organização. Não se esqueça de incluir os resultados em vídeo na sua pesquisa, pois podem conter informação relevante sobre campanhas, eventos ou palestras da empresa.
 

5. Glassdoor

O Glassdoor é uma plataforma onde as empresas são, pública ou anonimamente, avaliadas pelos seus funcionários. É possível, para uma empresa específica, obter informações relativas a horários, ambiente de trabalho, cultura empresarial, salários oferecidos para cargos específicos, ou até às perguntas mais frequentes realizadas durante entrevistas de emprego. Apesar de não listar muitas empresas localizadas em Portugal, pode ser uma ferramenta imprescindível na recolha de dados sobre salários oferecidos para cargos similares ao procurado.
 
Veja também: