AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Coisas que as pessoas de sucesso não fazem

Conheça algumas das atitudes e coisas que as pessoas de sucesso não fazem, assim como o que as caracteriza.

5 Coisas que as pessoas de sucesso não fazem
Para alcançar o sucesso deve perceber o que fazem as pessoas bem-sucedidas, mas também o que elas não fazem.

O que é o sucesso? Ou o que caracteriza as pessoas de sucesso?
 
“Êxito, bom resultado” é uma das definições para sucesso, segundo o dicionário de Língua Portuguesa. Em ambiente laboral o sucesso é definido pelo cumprimento de objetivos profissionais e, no fundo, é isso que caracteriza as pessoas de sucesso.
 
No entanto, quando se fala de sucesso profissional é comum que se foquem as atenções nas atitudes das pessoas de sucesso ou dos passos a dar para alcançar o sucesso, mas pode ser importante analisar a questão de outro ângulo. Ou seja, nas coisas que os profissionais de sucesso não fazem.
 

Sucesso: o que não fazer

Mais do que criar bons hábitos no seu dia-a-dia, para alcançar o sucesso tem que eliminar os maus. É isso que as pessoas de sucesso fazem. Veja algumas das coisas que as pessoas de sucesso não fazem.
 

1. Não têm medo de dizer “não”

Não é fácil e pode criar inimizades. Mas esta é uma das características mais marcantes das pessoas de sucesso. São capazes de dizer “não” de forma direta e sem quaisquer rodeios, sempre que necessário. Desta forma assumem os seus compromissos e defendem a sua posição, mas sabem lidar (com “tato”) com as pessoas a quem dão as “negas”.  Dizer que “sim” a tudo apenas por educação, só lhe trará problemas. Não tenha medo de falar e de assumir a sua posição.
 

2. Não criticam quem tem mais sucesso que eles

Pelo contrário, admiram-nos e pretendem aprender com eles para poderem evoluir e tornar-se ainda mais bem-sucedidos. Por outras palavras, pessoas com sucesso revelam humildade – algo que todos os bons profissionais devem ter. O sucesso constrói-se e ninguém sabe tudo; todos temos algo a aprender (sempre!). Por isso, deixe o orgulho “ferido” de lado e aprenda com os seus pares.
 

3. Não têm medo de cometer erros

Usam os erros como ferramentas de aprendizagem. Para as pessoas de sucesso não é segredo que todos cometem erros, inclusivamente eles que estão “bem-lançados”. A diferença é que profissionais de sucesso reconhecem nas suas falhas e erros oportunidades de aprendizagem, para serem melhores no futuro e evitarem cometer o mesmo erro duas vezes.

Veja também: 10 rituais de pessoas de sucesso
 

4. Não evitam a mudança

A mudança é uma constante na vida de qualquer profissional de sucesso. Em vez de “refilarem” com a mudança encaram-na com agrado. Falamos de pessoas altamente motivadas e que gostam de se sentirem desafiadas. O único receio delas é que a sua carreira estagne.
 

5. Não desistem

Acima de tudo são pessoas lutadoras, que se esforçam por alcançar os seus objetivos e não e deixam abater por dificuldades ou obstáculos. Mantêm o controlo sobre as suas emoções e agem com cautela. Se os resultados esperados não chegarem hoje, trabalham com afinco para que amanhã seja o dia da “vitória”.
 

Sucesso inteligente

Falar de pessoas de sucesso é falar de pessoas inteligentes. E não, não falamos apenas de um bom QI (quociente de inteligência), mas sim de alguém com elevados índices de inteligência emocional. Ou seja, pessoas com bom domínio das suas emoções e capazes de lidar com o stress e a pressão constantes vividos em ambiente laboral.
 
Os exemplos acima descritos são uma amostra. E embora não exista um segredo para o sucesso, a verdade é que os profissionais bem-sucedidos partilham traços comuns como estes. Por isso aprenda com eles. Mas atenção, não se limite a aprender com o que eles fazem, mas também com o que eles não fazem. Afinal, se alcançaram o sucesso significa que estão a usar a tática certa.
 
Veja também: