AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Coisas que deve fazer antes de uma entrevista de emprego

Pode ser a primeira entrevista de emprego ou pode já ter passado por muitas ao longo da sua vida, mas em ambos casos, as expectativas e os nervos estão sempre presentes. Veja as 5 coisas que deve saber antes de fazer uma entrevista e garanta o seu sucesso.

5 Coisas que deve fazer antes de uma entrevista de emprego
Preparado para a entrevista de trabalho?
  • O tom de voz e a linguagem corporal são fatores importantes na escolha de um candidato

1. Requisitos do cargo

Estude quais são os requerimentos para a posição à qual se está a candidatar. Área de estudos, anos de experiência, competências específicas para o cargo, etc. O objetivo desta fase é conseguir explicar como a sua experiência e capacidades vão ser úteis para a posição que a empresa quer preencher.
 

2. Informe-se sobre a empresa

O que é que sabe sobre a empresa? Esta é uma pergunta frequente nas entrevistas e, mesmo se não lhe perguntarem, ter algum conhecimento sobre o que a empresa faz e a evolução da mesma pode ser um fator a considerar no processo de seleção.
 

3. Prática, prática e mais prática

A prática faz a perfeição! Prepare uma lista com possíveis perguntas sobre si próprio, sobre os seus estudos, experiência profissional e objetivos, e tente respondê-las. O importante é que se sinta à vontade ao falar sobre estes assuntos e que a conversa flua de forma natural e espontânea. A ajuda de outra pessoa pode ser útil para obter feedback em relação à sua postura, tom de voz e linguagem corporal. Lembre-se que estes são fatores decisivos na escolha de um candidato.
 

4. Não descure a indumentária

Pense com antecedência a roupa que vai vestir para a entrevista. A pesquisa que fez sobre a empresa vai ser útil nesta fase para saber se deve optar por um estilo mais ou menos formal. Em caso de dúvida, é sempre melhor ir mais formal do que menos.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

5. E se a entrevista for por Skype?

Com a evolução das tecnologias, muitas entrevistas hoje em dia são realizadas através do Skype. Isto permite às empresas conhecer e avaliar candidatos de outros países ou cidades e, por sua vez, ajuda os candidatos na medida em que estes não gastam tempo e dinheiro em viagens para um “potencial” emprego. Se este for o seu caso, para além de aplicar todas as recomendações anteriores, verifique que a ligação à Internet funciona sem problemas e que tem a versão atualizada do Skype corretamente configurada para fazer videoconferências. Também é importante escolher um local com boa iluminação e onde não seja incomodado por barulho.
 
Veja também: