AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Coisas que nunca deve dizer numa entrevista

Se tem uma entrevista de emprego e já se informou sobre a empresa, praticou algumas perguntas, escolheu cuidadosamente a roupa que vai vestir, entre outros conselhos, veja agora aquilo que NÃO pode sair da sua boca durante a entrevista.

5 Coisas que nunca deve dizer numa entrevista
Pense bem antes de falar...
  • Segundo um inquérito realizado a executivos de 100 empresas, aquilo que para uns é questão de senso comum, para outros não é tão óbvio

“Desculpe o atraso! É que…” 

Parabéns! Acabou de garantir um dos últimos lugares na lista de candidatos. Nas entrevistas de emprego, é avaliado o seu comportamento numa série de fatores que são importantes no contexto laboral. A pontualidade é um deles! 

 
 

“Adoro os seus óculos!”

Não se esqueça que se trata de uma entrevista com um potencial empregador e não com alguém que conheceu num site de encontros. Qualquer comentário em relação ao aspeto físico vai tornar a situação desconfortável e não queremos que o entrevistador pense que se está a atirar a ele. 

 
 

“O meu antigo chefe era um #%”$%”

A seguir a isto também pode dizer que chumbou a matemática na escola por causa do professor! Isto até pode ser verdade, mas:
 
1. Ninguém quer saber dos seus problemas. 
2. Ninguém quer contratar uma pessoa “queixinhas”.

 
 

"Qual vai ser o meu ordenado?"

E que tal começar por falar sobre a sua experiência e o que vai trazer de positivo à empresa? Lembre-se que antes de receber o ordenado tem de conseguir destacar-se dos outros candidatos. O mesmo se aplica às férias. 

 
 

"Desculpe, preciso de atender esta chamada"

A menos que seja um caso de vida ou morte, NUNCA interrompa uma entrevista para falar ao telemóvel. Pode parecer uma simples questão de senso comum, mas num inquérito realizado a executivos de 100 empresas revelou as seguintes situações, no mínimo, estranhas.
 
-Um candidato interrompeu a entrevista para telefonar ao seu psicólogo e pedir conselho sobre como devia responder às perguntas que lhe estavam a ser colocadas.
 
-Um candidato atendeu uma chamada da mulher, em que o entrevistador ouvia-o a perguntar: Qual empresa? Quando começo? Qual é o ordenado? Após desligar, o entrevistador perguntou se já não estava interessado na vaga, ao que ele respondeu que sim, sempre que o ordenado fosse maior. Boa tentativa...

 
Veja também: