AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para chamar a atenção dos recrutadores

Encontrar emprego depende de vários fatores, mas depende de si chamar a atenção dos recrutadores. Dizemos-lhe como.

5 dicas para chamar a atenção dos recrutadores
Saiba como pode destacar-se “aos olhos” dos recrutadores!

Ser ou não ser contratado depende sempre dos seus recrutadores. A última palavra será sempre de quem faz a seleção e, atualmente, nem só um bom Curriculum Vitae (CV) ou uma carta de apresentação bem elaborada, fundamentam as escolhas. A imagem que os recrutadores criam de si pode o fator chave para que seja o escolhido. 

Mas desengane-se se pensa que as escolhas dos recrutadores são feitas apenas durante processos de recrutamento. Muitas das vezes, as melhores ofertas de emprego não são sequer publicitadas. Cabe-lhe a si, fazer dar nas vistas e chamar a atenção dos recrutadores, para que caso decidam selecionar um novo colaborador, o vejam como o candidato ideal. 


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Como chamar a atenção dos recrutadores? Veja como:


1. Não deixe de se manter ativo e atualizado

Mesmo que não esteja à procura de emprego, não descure a projeção da sua imagem profissional, para além da empresa onde se encontra a desempenhar funções. Lembre-se que não conhece o dia de amanhã e nunca se sabe quando vai precisar desses potenciais recrutadores. Portanto, trabalhe a sua imagem profissional, já que caso impressione hoje, parte já em vantagem na hora de procurar um novo emprego. 


2. Mantenha bons contactos no mercado laboral

Ter boas relações na sua área de atividade profissional pode ser meio caminho andado para chamar a atenção dos recrutadores. Fortaleça a sua imagem enquanto profissional e reforce os seus contatos. Quem sabe se não lhe podem vir a valer um bom emprego. 


3. Destaque-se no seu emprego atual

Independentemente de estar a pensar mudar de emprego ou não, nunca negligencie as suas funções e responsabilidades no seu trabalho atual. Deve lembrar-se que em caso de mudança, as probabilidades dos seus recrutadores procurarem antigos ou atuais empregadores para pedirem referências é bastante elevada. Por isso, tente destacar-se no seu emprego atual. Assim, caso os seus potenciais recrutadores, procurem saber se é ou não o candidato ideal para a posição que pretendem preencher, facilmente obterão boas indicações. 


4. Dê-se a conhecer

Ficar em clausura junto do computador a procurar ofertas ou fechado apenas no seu trabalho não o vai ajudar (se está à procura de um novo emprego). É importante que dê a conhecer as suas qualidades e competências profissionais. Só assim pode chamar a atenção dos recrutadores. Participe em conferências, workshops ou outros eventos de caráter profissional, onde possa contatar com profissionais da sua área de atividade. Quem sabe, por exemplo, se entre uma palestra e outra não fica cara a cara com os seus futuros recrutadores. 


5. Mantenha uma boa presença nas redes sociais 

Já por diversas vezes aqui falamos da importância que as redes sociais assumem nos processos de recrutamento nos dias de hoje. Mas nunca é demais lembrar!
Se quer chamar a atenção dos recrutadores deve trabalhar a sua presença virtual de forma a destacar-se entre os milhões de utilizadores destas plataformas. 
No universo laboral, o LinkedIn assume-se como a rede social de maior importância, enquanto potencial ferramenta para captar o interesse dos recrutadores. Destacar-se no LinkedIn depende do grau de otimização que conferir ao seu perfil, por isso trabalhe-o. Lembre-se que esta pode ser uma boa forma de fomentar contactos profissionais.


Veja também: