5 dicas para escolher o depósito a prazo mais rentável

Das garantias aos juros, há várias dicas que lhe damos para escolher o depósito a prazo mais rentável.
Assegure que o investimento num depósito a prazo é feito em consciência. Aproveite os conselhos que lhe deixamos.

5 dicas para escolher o depósito a prazo mais rentável
Veja como encontrar o depósito a prazo com maior rentabilidade

Se quer rentabilizar o seu dinheiro e não sabe como, é altura de começar a pensar em soluções de poupança. Já pensou em fazer um depósito a prazo? Apesar de não ser o produto mais lucrativo que os bancos oferecem, os depósitos a prazo têm inúmeras vantagens, sendo que uma delas é o facto de serem uma solução segura, que aumenta o capital sem que se corra muitos riscos. 
Neste artigo partilhamos algumas dicas de como encontrar o depósito a prazo mais rentável.

Como encontrar o depósito a prazo mais rentável para si

1. Escolha bem o seu banco

Quando pensar em investir o seu dinheiro num depósito a prazo, lembre-se que é fundamental, antes de qualquer outra coisa, saber escolher bem o banco. Se já tem conta num determinado banco no qual confia, então comece por analisar a oferta de depósitos a prazo que tem para si. Caso contrário, faça uma pesquisa intensiva pelo mercado. Deve sempre investir o seu dinheiro num banco sólido e credível, que não tenha quaisquer sinais de ir à falência. 

Ao escolher o banco, deve ter também em atenção o seguinte:
  • As condições gerais oferecidas pela instituição;
  • As comissões cobradas;
  • As características dos produtos a prazo.

2. Veja os prazos

Um depósito a prazo implica determinados períodos de tempo sem mexer no seu dinheiro. Por norma, quanto menos mexer, mais ele capitaliza e lhe dá uma boa receita de juros. Existe uma vasta oferta de depósitos no mercado com vários prazos, como por exemplo:
  • Mensal;
  • Trimestral;
  • Anual;
  • Com 2 anos ou mais.

Quando investe num depósito a prazo, embora a ideia seja não mexer nesse dinheiro, a verdade é que o pode movimentar sempre que for preciso. No entanto, se movimentar o dinheiro antes do fim do prazo contratualizado, pode ser penalizado pelo banco, perdendo total ou parcialmente os juros. Uma das dicas importantes que lhe deixamos é que tente perceber exactamente quanto dinheiro pode aplicar a prazo, sem que precise dele. A ideia é aplicá-lo e esquecer que ele existe, deixando-o capitalizar. Se tiver sempre a mexer, perde o efeito do depósito a prazo.

Na hora de escolher um depósito a prazo, deverá ter em conta duas dicas fundamentais:
  • Escolher a taxa de juro mais alta possível;
  • Ver o valor da inflação. Não convém apostar em depósitos cujo retorno.

3. Investigue as taxas

Antes de subscrever um depósito a prazo, investigue bem as taxas associadas e tente escolher a melhor. Embora os bancos divulguem sempre a TANB – Taxa Anual Nominal Bruta, deve-se preocupar mais com a TANL, que é a Taxa Anual Líquida e é essa que representa efectivamente a percentagem de juros que vai receber, ou seja, o valor já liquido de impostos.

Todos os depósitos estão sujeitos a uma taxa liberatória de 28%. Para o ajudar a calcular o valor da TANL, basta fazer esta conta:
* 1-28% x TANB.

4. Também há promoções?

Não, não é engano. Existem mesmo promoções associadas a produtos como os depósitos a prazo e podem ser muito interessantes. Há depósitos promocionais para novos clientes oferecidos por alguns bancos. Estes depósitos têm, normalmente, taxas que estão muito acima da média do mercado. Esta pode ser uma forma de rentabilizar a remuneração pelo dinheiro investido.
Desta forma, escolha o prazo que mais se adeqúe ao tempo que prevê não vir a precisar de movimentar a conta, para que tire o máximo partido do depósito.

5. Assegure a garantia do seu capital

Quando subscrever um depósito a prazo, verifique se a garantia de capital é referida na ficha do produto. Convém que o dinheiro que investe esteja seguro à luz do Fundo de Garantia de Depósitos.

Não se esqueça: tire partido da internet e efectue várias simulações para encontrar o depósito a prazo mais rentável para si.

Veja também: