AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para fazer um curriculum vitae original

No dia-a-dia de um empregador, passam pela sua secretária e caixa de entrada dezenas de CVs, a maior parte deles feitos cuidadosamente para destacar ao máximo o percurso e as capacidades de cada pessoa. Saiba como fazer que o seu seja o primeiro a saltar à vista.

5 Dicas para fazer um curriculum vitae original
Como garantir que o seu CV se destaca dos outros
  • Apostar num design inovador é uma das técnicas com melhores resultados

Se está à procura de emprego e envia várias candidaturas por dia, deve estar farto de rever e editar o seu CV e a tendência é para a uniformização. No entanto, tente pôr-se no lugar dos empregados de RH que recebem o mesmo modelo de CV com datas, nomes de instituições e empresas um atrás do outro. 
 
Se, no meio deste processo tedioso, encontrarem um que se destaca dos outros, as probabilidades de ser o escolhido aumentam. Se quiser que este seja o seu caso, veja algumas dicas para fazer um CV mais original.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

1. Pense no design

Por mais práticas que sejam as ferramentas para criar CVs, onde apenas tem de preencher os campos com a informação relevante e em segundos obtém o seu CV pronto a ser enviado, esta é mais uma maneira de garantir que é apenas mais um na lista dos candidatos. Por isso, uma alternativa é apostar num design inovador e alternativo. Se está a pensar candidatar-se a um emprego na área criativa, isto é obrigatório. No entanto, se não tiver a experiência necessária, existem ferramentas que podem ajudá-lo a criar infográficos e apresentações que vão impressionar qualquer um.
 

2. Conte a sua história 

Se o objetivo principal do seu CV é fazer o empregador perceber o seu percurso, como chegou à situação em que se encontra ou, inclusive, explicar o desenvolvimento de um projeto particular, uma alternativa pode ser a utilização de uma linha de tempo. Esta é uma maneira original e eficaz de contar a sua história sem torna-la aborrecida para quem tem de a ler. 
 

3. Mostre a sua admiração pela empresa 

Esta ideia requer um pouco mais de tempo e não é fácil de aplicar a qualquer área. No entanto, se a ideia é transmitir a sua paixão pela empresa e vontade de trabalhar nela, esta é certamente uma boa maneira de o conseguir. Consiste em utilizar os produtos ou serviços da empresa para fazer o seu CV. Se não sabe como fazer isto, veja este exemplo de uma candidatura para a Pinterest:
pinterest
 

4. Adapte o seu CV à área 

Em todas as dicas anteriores é fundamental que pense cuidadosamente sobre a área para a qual se está a candidatar. Se for, por exemplo, para um gabinete de advogados, um design demasiado chamativo pode transmitir a ideia errada. Do mesmo modo, pense no vocabulário e nas keywords adequadas que vão mostrar que sabe do que está a falar.
 

5. Porque não passar de texto a vídeo?

Se quer apostar nesta ideia, tem de garantir que sabe o que está a fazer. Fazer um vídeo como CV pode ser o fator chave para conseguir o emprego que quer mas também pode torna-lo o alvo de chacota. Para além de ser criativo, garanta que o vídeo é apropriado e que vai atrair a atenção dos empregadores pelos motivos certos.
 
Veja também: