5 Dicas para lidar com o fracasso

Desde saber reconhecer os erros até ver o lado positivo dos mesmos, estas são qualidades essenciais que qualquer empreendedor deve ter para saber lidar com o fracasso.

5 Dicas para lidar com o fracasso
Aceitar os fracassos: uma das principais qualidades para ter sucesso
  • Partilhar a experiência com outros pode ser útil para superar um fracasso

Ao longo do percurso de qualquer pessoa, já seja a nível pessoal, académico ou profissional, existem sempre altos e baixos. Contudo, apesar de isto ser um facto conhecido por todos, muitos profissionais têm dificuldades em gerir os fracassos. Veja os passos que deve seguir para tornar os problemas aprendizagens.  


1. Aprenda a perdoar-se

Trata-se da parte mais complicada para muitos e, por isso, é o primeiro passo após um fracasso. Deve aceitar que errar é humano e que, até os problemas mais sérios, geralmente trazem consigo alguma lição. Se for necessário, para se ajudar a si próprio a superar o seu erro, procure pessoas que tenham passado por uma situação semelhante.


2. Reconheça os erros

Dificilmente vai conseguir superar um problema se não conseguir reconhecer os seus erros ou se tentar culpar outros pelas suas decisões. Da mesma maneira que gosta de ser reconhecido pelos seus sucessos, seja o tipo de pessoa que assume a responsabilidade quando necessário e é parte da solução. 


3. Seja sincero ao pedir desculpas

Para além de reconhecer que é responsável por qualquer problema ou fracasso, também deve reconhecer que o mesmo problema pode ter afetado outras pessoas. Neste caso, seja sincero ao pedir desculpas, já seja com o seu chefe, colegas de trabalho ou, inclusive, com clientes.


4. Partilhe a aprendizagem 

Um dos lados positivos de qualquer fracasso é que, para além de o ajudar a aprender, também pode ser uma oportunidade para ensinar outros e evitar que cometam os mesmos erros. Por isso, partilhe a sua experiência e esta pode ser mais uma maneira de superar a situação e avançar.


5. Não deixe de tentar

Só existe uma coisa pior do que um fracasso, e é passar o resto da sua vida na dúvida porque nunca tentou. É normal para qualquer pessoa ter receio de errar, mas não pode deixar que este seja o motivo pelo qual não arrisca. 


Veja também: