5 Dicas para poupar durante a vida de estudante

Porque a vida de estudante é muito mais do que estudar, descobre as dicas que te vão ajudar a poupar dinheiro para aproveitares cada segundo desta fase.

5 Dicas para poupar durante a vida de estudante
Não deixe que o dinheiro o impeça de aproveitar os melhores anos
  • Os apontamentos das cadeiras mais complicadas são uma boa oportunidade de fazer negócio

Os anos de faculdade são aqueles em que passamos mais tempo sem dormir, em que a qualidade da alimentação piora e o (pouco) dinheiro que temos na carteira desaparece mais rápido do que gostávamos. No entanto, esta é uma das fases da vida mais lembradas tanto pelas amizades como pelas experiências e descobertas que, por vezes, marcam as pessoas para sempre.
 
Porque não aproveitar tudo a que tens direito durante a vida na universidade sem teres de te preocupar constantemente pelo dinheiro? Descobre como:
 

1. Vende tudo o que conseguires

Após o final de cada semestre, pensa se realmente vais utilizar os livros que tiveste de comprar ou se vão ficar a apanhar pó o resto da vida. Se este for o caso, não percas a oportunidade de os vender e recuperar parte do investimento. Se fores uma pessoa organizada e tiveres os apontamentos das cadeiras, acredita que tens nas tuas mãos uma boa oportunidade de fazer negócio.
 

2. Compra uma impressora

Uma impressora? Pois, é uma dica um pouco estranha mas vai ser útil quando tiveres de imprimir aquele trabalho no último minuto e tiveres a possibilidade de o fazer em casa. Se partilhares casa com outros estudantes, podem partilhar as despesas e, voltando à primeira dica, sempre podes fazer negócio com aqueles que precisarem de uma impressora urgentemente. 
 

3. Ganha dinheiro com aquilo que sabes fazer melhor

Arranjar um emprego em part-time é sempre uma boa maneira de ganhar dinheiro enquanto se estuda. No entanto, com a presente situação, talvez seja mais fácil optar por outras alternativas como dar explicações, ensinar uma língua, arranjar computadores, etc. É só uma questão de perceber aquilo que sabes fazer melhor. 
 

4. Faz compras em conjunto

Tal como no caso da impressora, partilhar as despesas com os colegas de casa é uma maneira de poupar dinheiro. Isto aplica-se sobretudo a alimentos como arroz, massa, cereais e também a produtos de limpeza.
 

5. Bebe antes de sair

Atenção, no E-konomista não estamos a incentivar ninguém a beber, mas como sabemos que isto provavelmente vai acontecer, esta dica vai garantir que não gastas todo o teu dinheiro num bar ou discoteca. Consiste, mais uma vez, em comprar bebidas em conjunto no supermercado e começar a noite em casa, com os amigos.
 
 
Veja também: