5 passos para atingir a solidez financeira

Mais importante do que ficar rico é atingir o sucesso financeiro duradouro. Para tal, deverá seguir um conjunto de passos que irão ajudá-lo a atingir a sua solidez financeira.

5 passos para atingir a solidez financeira
Um plano para atingir o seu sucesso financeiro duradouro

A solidez financeira é essencial para atingir um sucesso financeiro duradouro. Vemos inúmeros exemplos de pessoas com um enorme património e uma elevada geração de rendimento mas que em pouco tempo conseguem arruinar as suas finanças. Este facto pode ser justificado pelo não cumprimento dos 5 passos para a solidez financeira que trazemos ao seu conhecimento.


1. Investir em nós próprios

O primeiro passo para ter uma boa solidez financeira consiste no investimento em nós próprios. Investir nas nossas competências e melhorá-las. Neste contexto, falamos fundamentalmente das competências intelectuais, como sendo o estudo e melhoria de qualificações profissionais, a realização de cursos de formação ou outras competências que permitam melhorar o seu rendimento todos os meses.


2. Diversificar fontes de rendimento

Como nos investimentos, deverá diversificar as suas fontes de rendimento. A maioria das pessoas conta apenas com o seu rendimento de trabalho por conta de outrem, ficando dependente do sucesso ou insucesso da sua empresa para conseguir pagar as contas todos os meses. Não se assuste. Pode diversificar as suas fontes de rendimento aos poucos. Numa primeira fase, poderá constituir uma poupança que gere rendimento, juros ou dividendos periódicos. Numa segunda fase, analisar as suas competências de modo a encontrar novas fontes de rendimento.


TOME NOTA:
A solidez financeira é essencial para atingir o sucesso financeiro duradouro. Siga estes 5 passos e veja que o seu sucesso não está assim tão longe.

3. Explore os seus talentos

Decorrendo do ponto anterior, a solidez financeira depende muito da diversificação de fontes de rendimento. Falámos da importância de analisar as suas competências. Analisar os seus talentos e ver como os poderá transformar em dinheiro. Pode ter competências intelectuais que lhe permitam ser explicador ou formador em alguma área específica. Ter capacidades de esteticista ou cabeleireiro que lhe permitam fazer alguns trabalhos nesta área. Pode gostar de leitura e iniciar um trabalho como revisor de textos. Explore os seus talentos e seja remunerado por fazer aquilo que gosta.


4. Ganhar mais não significa gastar mais

Um quarto ponto essencial para a sua solidez financeira consiste em controlar os seus gastos. Se reparar, inúmeras pessoas depois de serem aumentadas acabam por aumentar os seus gastos. Se antes conseguiam viver com determinada estrutura de despesas, com o aumento acabam por criar novas necessidades e gastar mais dinheiro. Não defendemos que viva constantemente restringido e que não procure melhorar a sua qualidade de vida. Defendemos sim que ao aumentar o seu nível de rendimento deve aumentar também a parcela que destina à poupança. Nunca se esqueça que aumentar a poupança irá implicar na criação de novas fontes de rendimento (como vimos no ponto três).


5. Defina um plano

Consciente da necessidade de investir em si, explorar os seus talentos, diversificar os seus rendimentos e aumentar as suas poupanças, todo o projeto de vida deverá ser analisado com cautela. Defina um plano de atuação para que consiga orientar os seus esforços de forma da maneira mais eficiente e eficaz.

O sucesso financeiro está ao alcance de todos. Ouse atingir o seu sucesso financeiro com 5 pequenos grandes passos que farão toda a diferença.


Veja também: