AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Aspetos a considerar antes de pedir um aumento

Que tipo de considerações deve ponderar antes de pedir um aumento. Algumas perguntas a que deve responder antes de avançar para um pedido de aumento salarial.

6 Aspetos a considerar antes de pedir um aumento
O que deve fazer antes de pedir um aumento salarial.

Pedir um aumento é, para muitos, considerado uma tarefa complicada. Isto porque, muitas vezes, sentimos receio em dar esse passo. Numa altura em que a maioria das empresas vive em dificuldades, esta tarefa pode parecer ainda mais difícil. No entanto, um trabalhador deve saber valorizar-se. A questão é saber se é realmente merecedor e qual a melhor altura para pedir um aumento salarial. Assim, saiba alguns aspetos a considerar antes de pedir um aumento e como o fazer. Prepare-se para pedir um aumento com estas seis dicas:
 

1. Considere os anos de casa

Não se precipite em pedir um aumento sem ter pelo menos um ou mais anos de casa. Poderá não ser muito bem entendido, ou até parecer um sinal de impaciência, pedir um aumento pouco depois de entrar na empresa, pois nessa altura teve oportunidade para discutir o seu ordenado. Não desespere, uma melhor oportunidade virá. 
 

2. Escolha o timing certo 

Além dos anos de casa, tenha também em atenção outros fatores antes de pedir um aumento, nomeadamente, o estado financeiro da empresa e emocional da administração. Quer isto dizer que não deve avançar para um pedido de aumento se a sua empresa está a despedir funcionários para reduzir despesas. Em sentido contrário, se a empresa acabou de ganhar um novo grande cliente ou fechou um grande projeto, essa pode ser uma boa altura para pedir um aumento.
 

3. Perceba o seu valor dentro e fora da empresa

Antes de solicitar um aumento de ordenado deve considerar o valor do seu trabalho dentro e fora da empresa. Ou seja, perceba se está a receber menos do que merece, por exemplo, comparando o valor recebido pelos outros profissionais da sua área de trabalho (dentro e fora da empresa, analisando o mercado), experiência na tarefa desempenhado e resultados obtidos.
 

4. Prepare a sua argumentação

Deve preparar a reunião de pedido de aumento como se de uma entrevista de emprego se tratasse. Ou seja, tem de saber "vender-se" a si mesmo. Reúna todos os argumentos válidos e coerentes que lhe acrescentam qualidade. Por exemplo, se a capacidade de crescimento da empresa depende do seu desempenho, se lhe foram solicitadas responsabilidades acrescidas e, claro está, os seus desempenhos positivos. Quantifique as suas contribuições.
 

5. Treine a conversa

Durante uma reunião para pedir um aumento de salário é muito importante ir direto ao assunto, transmitindo confiança e segurança. Mostrar nervos, por exemplo, pode demonstrar pouca confiança nos seus próprios argumentos. Perder a calma é outra das ações impraticáveis. Mostre confiança e segurança durante a conversa, mas não exagere. Treine em casa. Leve também consigo uma ideia de quanto merece ganhar a mais. Lembre-se que mais vale pedir vários aumentos (num timing certo, obviamente) do que uma grande aumento de uma só vez.
 

6. Prepare-se para ouvir um não

Avalie o porquê da resposta ser negativa. Se for por restrições financeiras, então procure agendar uma nova reunião (entre seis a 12 meses depois) e identificar objetivos específicos (tangíveis) para si que lhe garantam o aumento na próxima oportunidade. No fundo, tente criar um compromisso entre si e o seu chefe. A outra hipótese é tentar garantir outro tipo de contrapartidas, por exemplo, uma formação paga pela empresa. 
 
Veja também: