AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Dicas de etiqueta para uma entrevista

Já sabe todo o seu curriculum de cor e já fez a pesquisa necessária sobre a empresa à qual se vai candidatar? Veja, por último, umas dicas de etiqueta. Porque as boas maneiras são sempre importantes!

6 Dicas de etiqueta para uma entrevista
Como garantir que dá uma boa primeira impressão
  • Ser interrompido a meio de uma entrevista por um telefonema pode transmitir a imagem errada de si

1. Pontualidade

Pontualidade, neste caso, não consiste apenas em chegar à hora em que a entrevista foi marcada mas também inclui ter tempo para se preparar. Se for possível, tente chegar no mínimo dez minutos antes da entrevista para garantir que tem tempo de se acalmar e de ir a casa de banho verificar que não tem problemas com o seu aspeto. 
 

2. Imagem pessoal cuidada

Voltando à parte do aspeto, a sua imagem pessoal é sempre importante quando conhece uma pessoa pela primeira vez e, sobretudo quando esta pessoa poderá vir a ser o seu futuro chefe. Garanta que leva a roupa apropriada, que o seu cabelo e unhas estão bem cuidados. Atenção aos decotes e aos estilos mais exagerados. A ideia é que a atenção se centre nas suas competências e experiência para o cargo e não nas suas unhas de gel.
 

3. Um bom aperto de mão

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como devem cumprimentar o entrevistador. O mais apropriado em contextos laborais é sempre o aperto de mãos, seguido de uma curta apresentação. Um gesto simples pode ajudá-lo a transmitir uma imagem segura e de confiança para o recrutador.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

4. Sorrir

Não subestime o poder de um sorriso. É normal, sobretudo no início da entrevista, sentir-se nervoso, pelo que deve prestar muita atenção à sua linguagem corporal. Tente agir naturalmente e, ao sorrir, estará a mostrar-se uma pessoa acessível e confiante.
 

5. Não às interrupções

Espere sempre que a pessoa que o está a entrevistar acabe de falar, mesmo se já souber a resposta ou mesmo se esta estiver a dizer algo errado. A questão das interrupções também se aplica ao telemóvel, por exemplo. Ser interrompido a meio de uma entrevista por um telefonema vai transmitir, certamente, uma má imagem de si, pelo que deve garantir que o desliga antes de começar a ser entrevistado.
 

6. Email de agradecimento

Agradecer é uma das regras básicas da convivência e das boas maneiras, e o mesmo se aplica no caso das entrevistas. Para além de agradecer quando se despedir, também demonstrará educação e sensibilidade da sua parte se enviar um email a agradecer a oportunidade dada e se mostrar, mais uma vez, o seu interesse no trabalho.
 
Veja também: