6 Dicas para poupar a bateria do carro

Conheça seis formas de estender a vida útil da bateria do carro. Poupe tempo e dinheiro. Saiba como evitar ficar sem bateria e maximize a durabilidade da mesma.

6 Dicas para poupar a bateria do carro
Aprenda a conservar a bateria do carro.

A bateria do carro é inquestionavelmente uma das peças mais importantes para o funcionamento do seu veículo. Sem bateria o seu carro não anda. Além disso, é a bateria que fornece a energia necessária para o sistema, mesmo quando o carro está desligado. Isto porque, por exemplo, o rádio, o alarme e outros componentes elétricos continuam a consumir uma corrente, mesmo quando o automóvel não está em andamento. As baterias, normalmente, podem ter uma vida útil entre dois a cinco anos. Com uma manutenção preventiva pode estender essa vida útil atá ao seu máximo. Conheça seis das dicas mais importantes para prolongar a vida da bateria do seu carro.
 

1. Inspecionar periodicamente a bateria do seu carro

Mantenha os terminais da bateria limpos e inspecione-os regularmente (mensalmente) para detetar ou evitar qualquer tipo de corrosão.
 

2. Manutenção da bateria do carro

Não descure a bateria do seu carro. Por exemplo, uma bateria que não esteja devidamente fixada pode causar um curto-circuito. Com a vibração a bateria pode embater contra os outros componentes do motor. Se faltar um suporte no seu carro você deve-o substituir imediatamente.
 

3. Não ligar o carro com os faróis ligados

Um dos principais problemas com a resistência da bateria do carro acontece quando a ligação do carro é realizada consecutivamente com os faróis ligados. Este ato pode reduzir a vida da sua bateria para metade. Na realidade esta dica estende-se a qualquer outro componente elétrico (rádio, ar condicionado, por exemplo).
 

4. Revisão da bateria para encarar o tempo frio

Como a bateria do carro funciona a partir de reações químicas, os seus componentes sofrem maior desgaste quando o tempo está muito quente. No entanto, em matéria de condições climatéricas, a sua maior preocupação deve residir com o tempo muito frio. Temperaturas muito baixas fazem os componentes metálicos da bateria contraírem-se, o que dificulta o arranque do carro. Isto origina um maior consumo de energia. O ideal é fazer uma revisão para garantir que a bateria está em boas condições para enfrentar essas temperaturas frias/gélidas. Se preferir pode também investir no isolamento adequado da bateria.
 

5. Conduza o carro regularmente

Deixar o seu veículo parado por um longo período afeta de sobremaneira a carga da sua bateria. Para manter o nível necessário de carga na bateria do carro use-o/conduza-o regularmente.
 

6. Invista num carregador de boa qualidade

Investir num carregador de bateria de carro de boa qualidade irá manter um nível de carga ideal quando o carro não estiver em uso ou tenha de estar parada por um período mais alargado (período de férias, por exemplo).
 
Veja também: