AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Erros que podem arruinar a sua carreira

Saiba quais os erros que não pode cometer para não arruinar a sua carreira profissional.

6 Erros que podem arruinar a sua carreira
O seu sucesso profissional pode depender apenas da correção de alguns comportamentos.

Uma carreira de sucesso depende de vários fatores. E não falamos apenas de um bom Curriculum Vitae (CV), da experiência profissional ou de competências técnicas. Apesar do peso que assumem, só resultam quando conjugados com uma série de boas práticas ou comportamentos. Se sonha construir um percurso de sucesso, veja quais os erros a evitar e que podem arruinar a sua carreira.


6 Erros a abolir

Nem sempre é fácil reconhecer que a sua carreira está a caminhar em direção ao precipício. Mas para que isso não aconteça, conheça alguns erros frequentes e que podem contribuir para arruinar a sua carreira:

1. Falta de ética profissional

Não é a toa que começamos por aqui. Não se pode falar de erros que podem arruinar a sua carreira sem falar da falta de ética profissional. A título de exemplo falamos de violação das políticas de confidencialidade ou do uso indevido de meios da empresa. No mundo laboral, um profissional que não cumpra os preceitos da ética profissional é alvo de desconfiança dos seus pares e/ou chefias. E é certo e sabido que sem confiança num profissional não há grande margem para uma progressão na carreira.


2.Usar indevidamente o email institucional

O seu endereço de email institucional é uma ferramenta de trabalho e, como tal, deve ser usado com cuidado e profissionalismo, já que é usado para comunicar com os contactos do seu círculo profissional. Por esta razão deve ser objetivo e claro nas suas mensagens. Uma mensagem menos clara ou ambígua pode desencadear uma série de mal-entendidos e contribuir para arruinar a sua carreira.


3. Ser resistente à mudança

Nenhuma empresa quer um colaborador “do contra”. Lembre-se que o mundo atual está em constante evolução e isso significa mudança. Não queira ser a pessoa que só diz “não” e “nunca”. Mantenha uma mente aberta e aceite novas perspetivas e/ou ideias, que possam contribuir para o bom funcionamento da empresa. Quanto mais resistente for à mudança, menores serão as suas hipóteses de crescer em termos profissionais.


4. Chegar constantemente atrasados aos seus compromissos profissionais

Se acha mesmo que desculpar-se com “o trânsito terrível” que apanhou até chegar ao trabalho ou com o “atraso da reunião anterior” resolve todos os problemas, esqueça. No máximo, as pessoas que ficaram “penduradas” à sua espera vão achar que - como se diz na gíria - são apenas “desculpas de mau pagador”. Seja profissional e respeite (à risca) os horários dos compromissos que agendou.


5. Prometer muito e fazer pouco

Faça uma boa gestão do seu tempo para que possa cumprir com os prazos e trabalhos definidos. Não queira ser aquela pessoa que diz que sim a tudo, mas depois não faz metade. Aceite tarefas e prazos que possa efetivamente executar. Ok, todos nós a certa altura nos vamos sentir de tal forma assoberbados em trabalho e sem mãos a medir, mas se sabe que não tem como dar resposta aos pedidos, delegue tarefas ou peça ajuda aos colegas (se possível). É preferível reconhecer que não tem capacidade de dar resposta a todos os pedidos, do que falhar ao compromisso.


6. Ter como linha orientadora o salário

Ter como linha orientadora a evolução salarial é meio caminho andado para arruinar a sua carreira. Uma carreira de sucesso deve ser mais do que um “cheque” (ou transferência bancária) no final do mês. Profissionais mais focados no dinheiro do que nas suas funções, acabam por não se dedicar à empresa e às suas funções com o interesse pretendido.


Cuide da sua reputação!

Se quer construir uma carreira de sucesso é essencial que pense (e repense!) todas as suas decisões, que perspetive os passos futuros e defina uma estratégia para alcançar os seus objetivos profissionais.

Não espere, obviamente, que tudo seja um “mar de rosas” e corra na perfeição. Por mais detalhado que seja o seu “plano” vão sempre ocorrer desvios. A diferença está na forma como lida com eles. A verdade é que um passo em falso basta para arruinar a sua carreira. Mas se é verdade que os erros têm consequências, também é verdade que podem ser corrigidos. O essencial é que tente reverter a situação e evite que erros, como os mencionados anteriormente, tenham um impacto negativo na sua imagem profissional.

Lembre-se que no mundo atual, a informação voa como o vento e uma má reputação pode tornar-se “viral”. Não há nada que não se saiba e uma reputação manchada não vai passar despercebida. Uma vez destruída, não há volta a dar. Antes que isso aconteça, trate de reposicionar a sua carreira na rota do sucesso.


Veja também: