AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Frases proibidas na entrevista de emprego

Durante a entrevista de emprego há frases ou expressões que podem arruinar as suas possibilidades de ser selecionado. Saiba quais.

6 Frases proibidas na entrevista de emprego
Saiba o que deve evitar dizer para ser bem-sucedido na sua entrevista de emprego.

Não, desta vez não lhe vamos dizer o que fazer ou como se comportar na entrevista de emprego. Pelo contrário, vamos dizer-lhe o que não deve fazer.

Confuso?! Calma, nós explicamos.

Por norma, os candidatos a emprego tendem a preparar-se para irem ao encontro das expectativas dos potenciais empregadores durante a entrevista de emprego. Pensam no que devem fazer, como se devem comportar e até naquilo os recrutadores esperam ouvir.

Mas no meio de tantas dicas, será que param para pensar no que devem evitar dizer para serem bem-sucedidos.

Não diga…


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

1. “Não conheço bem a empresa!”

Como não? O que acha que vão pensar os seus recrutadores se durante a entrevista de emprego lhes disser que não conhece a empresa a que se está a candidatar?! Mal, obviamente! Está na reta final do processo de recrutamento, o mínimo que lhe é exigido é que esteja preparado para falar sobre as funções e a empresa onde pretende trabalhar. Não querendo “bater no ceguinho”, sem preparação não vai longe. Antes de ir para a sua entrevista faça a sua pesquisa e prepare-se para todas e quaisquer questões sobre a empresa.

2. “O meu emprego anterior era terrível”

Nunca, jamais, em circunstância alguma teça comentários negativos sobre empregos, colegas ou chefias anteriores. Além de ser uma clara manifestação de falta de ética e profissionalismo, deixa o seu recrutador de “pé atrás” em relação a si. Já diz o ditado: “nas costas dos outros, vemos as nossas”. Você não vai querer que os seus potenciais empregadores fiquem com a impressão que vai fazer exatamente o mesmo em relação a eles.

3. “Qual é o salário?” ou “não sei qual o salário que pretendo”

A entrevista de emprego serve para que os seus recrutadores o conheçam melhor e percebam se encaixa no perfil pretendido. Por isso, não se precipite. É suposto estar interessado na vaga a que se está a candidatar, foque-se nisso. As questões contratuais e o salário vão acabar por aparecer na altura certa. E aí pode até usar as nossas dicas para negociar o ordenado, o que requer que tenha feito uma pesquisa prévia e esteja a par das “tendências” salariais na sua área de atividade.

4. “O meu maior defeito é ser perfecionista”

Vai mesmo jogar esta “cartada”?! Não se quiser ser bem-sucedido. Sim, certamente vão questioná-lo sobre os seus defeitos e qualidades, mas evite os clichés. Se há algo que os seus recrutadores não vão aceitar como resposta é a falsa humildade ou respostas pré-fabricadas. É fundamental que esteja preparado para dar respostas prontas e seguras sobre os seus pontos fortes e fracos. Os seus potenciais empregadores esperam conhecê-lo e nada melhor que ser assertivo nas suas respostas.

5. “Oh pah…”; “é uma cena…”; ou qualquer outra expressão que inclua gíria 

Está numa entrevista de emprego, não num café com os amigos. Tenha atenção à linguagem que utiliza. A situação requer uma certa formalidade.

6. “Eu acho que…”

Mais uma vez, seja assertivo nas suas respostas. Se os seus recrutadores o questionam sobre algo relacionado com as suas possíveis (futuras) funções esperam que seja transmita segurança e confiança nas suas respostas. Começar a sua resposta por “eu acho que…” por si só manifesta dúvidas e insegurança. Não permita que isso aconteça.

Faça o seu trabalho de casa e o lugar será seu

Pesquise, estude, informe-se… saiba tudo o que há para saber sobre a empresa a que se está a candidatar; e memorize as frases proibidas na entrevista de emprego. Já foi selecionado para a entrevista de emprego; se estiver bem preparado, a vaga já é sua!


Veja também: