AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 Sinais de que tem um mau chefe

Não está satisfeito com o seu emprego? Por vezes o problema está onde menos pensa! Veja os 6 sinais de que tem um mau chefe.

6 Sinais de que tem um mau chefe
As características de um mau líder
  • Um problema frequente é pensar que uma abordagem mais pessoal com os empregados pode torná-los vulneráveis

1. Fala mal dos outros.


Não se iluda a pensar que o facto de fazer comentários sobre outros é um sinal de confiança. Lembre-se do ditado, “nas costas dos outros vejo as minhas” e pense que, da mesma maneira que critica outros empregados à sua frente, o mais provável é que faça o mesmo consigo. 


2. Não assume os erros em público


Uma das características principais dos líderes devia de ser assumir os erros em qualquer situação. Se o seu chefe toma uma decisão em privado e depois não é capaz de defendê-la em público quando o resultado não foi bom, então é definitivamente uma pessoa em que não pode confiar. 


3. Não sabe ouvir


Saber ouvir é uma qualidade que nem todas as pessoas têm mas que, no caso dos líderes, deve ser treinada. Pode ter a certeza de que tem um mau chefe se este vira costas enquanto está a falar ou simplesmente diz não para evitar um conflito. 


4. Evita tomar decisões complicadas


Desde a falta de tempo até o facto de haver outras prioridades, arranja sempre uma desculpa para tomar uma decisão. Provavelmente isto deve-se, mais uma vez, ao medo de cometer erros e ter de assumi-los perante a equipa ou perante a direção.


5. Esconde-se por trás do poder


Se o seu chefe falha nos pontos acima referidos isto é sinal de que, para além de ser um mau líder, este está a usar o poder e a atitude de superioridade para se esconder. Considere a possibilidade de mudar de emprego se tiver um chefe que aproveita o seu cargo para nunca estar disponível quando é necessário.


6. Não se relaciona com as pessoas


Saber lidar com pessoas e gerir uma equipa é mais uma das qualidades fundamentais de um chefe. No entanto, muitos têm medo que uma abordagem mais pessoal os torne vulneráveis perante os empregados. Procure e confie num líder que saiba respeitar o seu cargo e que consiga, ao mesmo tempo, motivar e tirar o melhor da sua equipa. 


Veja também: