7 Boas maneiras de encontrar motivação

Porque não importa se é estagiário ou se tem mais de trinta anos de experiência, a verdade é que todas as pessoas passam por momentos em que precisam de ajuda para encontrar motivação.

7 Boas maneiras de encontrar motivação
Como superar os obstáculos?
  • Para muitos, visualizar o momento em que atingem os seus objetivos é o motor que os ajuda a continuar

1. Citações


Embora para alguns possa não parecer útil, este é um dos métodos mais utilizados pela grande maioria. Se a história está cheia de exemplos de sucesso e de pessoas que conseguiram ultrapassar obstáculos de todo tipo, porque não aproveitar os ensinamentos que deixaram como fonte de motivação? Já seja numa parede ou no ambiente de trabalho do seu computador, procure as citações dos seus ídolos e olhe para elas quando se sentir desorientado.


2. Orgulho pessoal


Nem todos são capazes de admitir que esta é uma fonte de motivação, mas não tem nada de errado ter orgulho em nós próprios e nos objetivos alcançados. Se acredita em si, já demonstrou e acredita que pode continuar a demonstrar o seu potencial, não há melhor motivação do que querer manter esta imagem.


3. Pensar em mudar o mundo


Para os mais sonhadores, há melhor motivação do que pensar que com o seu trabalho pode estar a contribuir para mudar o mundo?


4. Visualização


Sabe aonde quer chegar? Sabe qual é o seu objetivo? Então imagine como vai ser quando o atingir. Imagine a sensação de ter sucesso e, para muitos, isto é o motor que os ajuda a continuar.


5. Considerar uma alternativa


Se já experimentou todas as dicas anteriores, pode optar por imaginar como seria a sua vida se tivesse optado por um caminho diferente. Digamos, por exemplo, aquele primeiro emprego em que era mesmo infeliz. Esta ideia vai fazê-lo sentir-se afortunado pelo seu trabalho atual e ajudá-lo a continuar.


6. Pessoas que dependem de si


Sobretudo para aqueles num cargo superior, pensar nos empregados e na equipa que depende de si pode ser a fonte de motivação que precisa. Afinal de contas, é responsável pelo trabalho e estabilidade dos mesmos.


7. Necessidade


Por último, e apesar de não ser o método mais positivo e inspirador, muitas pessoas são realistas e têm como fonte de motivação simplesmente o facto de saberem que têm dívidas para pagar e uma família para sustentar. 


Veja também: