8 Dicas de utilização do cartão multibanco

Conheça as nossas dicas de utilização e de segurança do cartão multibanco e alguns cuidados a ter com o uso do seu cartão multibanco.

8 Dicas de utilização do cartão multibanco
Procedimentos de segurança com os seus cartões bancários.

Há muito que o cartão multibanco faz parte do dia-a-dia dos portugueses como uma das suas formas de pagamento predileta. Já ninguém passa sem o cartão multibanco e o seu uso massificou-se para os mais diversos tipos de compra. No entanto, esta generalização do cartão multibanco não pode fazer esquecer os riscos, e respetivas regras de segurança, inerentes à sua utilização. Atente nas nossas dicas.


Como utilizar o seu cartão multibanco em segurança?


1. Verifique a máquina automática e o meio que a rodeia

Antes de utilizar uma máquina automática (ATM) verifique sempre se o seu aspeto não é diferente do habitual ou se está vandaliza. Se assim for, não a utilize, pois pode ter sido “transformada” para fraudes. Faça também uma avaliação do local e do meio que rodeia o multibanco. Prefira caixas multibanco iluminadas e localizadas em ambientes movimentados.

2. Reporte imediatamente a perda ou roubo do cartão

Se perdeu o cartão multibanco, foi roubado, ou ficou retido numa ATM, possivelmente adulterada ou sem motivo aparente, deve reportar, imediatamente, a situação à sua entidade bancária. Conheça o número direto para reportar estes casos.

3. Assine o cartão

TOME NOTA:
A segurança dos seus cartões é algo que não deve passar para segundo plano. A pensar nesta questão, o Unibanco criou um serviço de alertas  para eventos associados aos seus cartões.
Assine o seu cartão multibanco, no local apropriado, assim que o receber. 

4. Verifique os movimentos

Consulte regularmente os movimentos da sua conta para assegurar que ninguém está a usar o seu cartão indevidamente.

5. Cuidado com o PIN do seu cartão multibanco

Ainda há quem caia na imprudência de guardar o PIN do cartão multibanco na carteira ou no telemóvel. É um erro porque pode perder o telemóvel/carteira ou até ser roubado. Memorize o PIN e não o transmita a ninguém. Nenhuma instituição financeira, ou outra qualquer, lhe pergunta o PIN.

6. Esteja atento quando efetua pagamentos

Não perca o cartão multibanco de vista quando está a efetuar pagamentos. Só repita a operação (mudando ou não de terminal) se o terminal apresentar uma mensagem em como a operação anterior foi anulada. Caso contrário o cartão pode estar a ser clonado ou vítima de outro tipo de fraude. Além disso, quando estiver a digitar o PIN verifique que ninguém vê essa ação. 

7. Atenção à conservação do cartão

Mantenha o seu cartão longe de elementos (eletro) magnéticos/metálicos pois pode apagar as informações armazenadas na fita magnética do cartão ou riscá-la. Evite a exposição dos campos magnéticos do cartão para que este funcione devidamente. Não junte as fitas magnéticas de dois cartões, nem dobre o cartão.

8. Não se esqueça, trate o cartão multibanco como dinheiro

Vulgarmente diz-se que o cartão é dinheiro de plástico. Então trate-o e proteja-o como dinheiro. Nunca o deixe fora da sua posse ou controlo.


Veja também: