8 dicas para perder o medo de andar de avião

Se o medo de andar de avião está a impedir a sua viagem, é hora de tomar algumas atitudes para alterar esta situação. Admitir o problema é o primeiro passo para ultrapassar o medo e aventurar-se a voar.

8 dicas para perder o medo de andar de avião
Não deixe que o medo atrapalhe as suas férias

Utilize estas oito dicas e saiba o que fazer para ter uma viagem tranquila sem medo de voar.


1. Conhecer a companhia aérea

O medo de viajar de avião pode estar associado a notícias de desastres aéreos. Para ultrapassar esta barreira faça uma pesquisa sobre o modelo do avião em que vai voar. Entre em fóruns e converse com os clientes dessa companhia e vá até ao escritório da mesma para esclarecer todas as duvidas. Ao conhecer a companhia aérea poderá voar com segurança, além de compreender que o avião é um meio de transporte seguro.


2. Alimentação

Evite enjoos e a sensação de mau estar no dia do voo. Tenha uma alimentação saudável e beba bastante água para manter-se hidratado. Saborear uma barra de chocolate amargo pode auxiliar a amenizar a ansiedade.


3. Companhia

Quer viajar de avião mas sente que o medo o pode fazer desistir? Arranje um bom companheiro de viagem, assim terá a presença de um familiar ou amigo que poderá segurar a sua mão durante a viagem. 


4. Vencer a fobia

Algumas dicas são muito simples e tratam-se mesmo de senso comum. Cuidar da saúde (alimentação, exercício físico, dormir bem, etc) além de ser uma dica deve ser uma prática diária. Organizar a viagem atempadamente para evitar ficar ansioso também é uma forma de esquecer o medo de andar de avião, pois estará com a mente ocupada a organizar itinerários, mala, documentos, etc. Escolha uma roupa confortável para viajar e chegue ao aeroporto com antecedência para fazer o check-in, tomar um café, relaxar e até conversar com passageiros do mesmo voo.


5. Turbulência

Mantenha a calma se houver turbulência, pois a tripulação do avião está preparada para lidar com este tipo de circunstâncias. Lembre-se de avisar um tripulante do voo que tem medo de viajar de avião, para que o mesmo tome as medidas necessárias em caso de emergência. 


6. Evitar o desconforto

Alguns passageiros sentem desconforto no ouvido devido à pressão atmosférica com a altura a que o avião se encontra. Se sentir desconforto nos ouvidos durante o voo – principalmente ao descolar ou ao aterrar – basta movimentar os maxilares e engolir a saliva, ou então mastigar uma pastilha elástica. Outras medidas para evitar o desconforto são ter consigo colírio, inaladores nasais e uma almofada específica para viagens de avião. 


7. Distrair-se

Para aliviar a ansiedade leve consigo objetos pessoais como livros, um tablet, uma revista ou um jogo para se distrair. Observe os acontecimentos à sua volta, converse com os passageiros do lugar ao lado e caminhe um pouco no corredor do avião para aliviar a tensão.


8. Técnicas para relaxar

Para sentir-se mais calmo respire fundo e exercite algumas técnicas de relaxamento como meditação ou massagem. Se o coração acelera sempre que o avião levanta ou aterra, tente concentrar-se no destino da viagem, que a cada minuto está mais próximo!

Boa viagem!


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