AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

9 coisas que os recrutadores gostam de ouvir

Para ser bem-sucedido numa entrevista de emprego, necessita de mais que um bom currículo. Conheça algumas das coisas que os recrutadores gostam de ouvir!

9 coisas que os recrutadores gostam de ouvir
Saiba como encantar os seus recrutadores!

Se está à espera de um guia de encantamento para recrutadores, pode esquecer.

Mas dar-lhe algumas dicas que o podem ajudar. Além de ter um bom Curriculum Vitae (CV) ou ótimas referências profissionais, deve prepara-se convenientemente para a entrevista de emprego, para dizer exatamente o que os recrutadores esperam ouvir.

E não, a preparação para uma entrevista não é tão simples quanto possa parecer. A verdade é que os métodos de recrutamento e entrevista variam de empresa para empresa e, mesmo, de recrutador para recrutador. Não é fácil prever o que querem os seus potenciais recrutadores ouvir. Para enfrentar com sucesso uma entrevista, deve lembrar-se que pode não saber todas as respostas, mas deve esforçar-se por chamar e prender a atenção dos recrutadores. Algo que pode conseguir através de “expressões-chave” frequentemente apontadas pelos recrutadores como fatores de sucesso dos entrevistados. 

Veja aqui alguns exemplos: 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

1. “Quero aprender mais”

Ter formação nas funções a que se está a candidatar é apenas o começo. Quer seja através de mestrados, doutoramentos, pós-graduações, cursos online ou outros tipos de formações, aprofundar os seus conhecimentos nunca é demais. Por isso, assegure-se que mostra aos seus recrutadores que está disposto e interessado em adquirir mais competências na sua área.

Mas há mais. A aprendizagem pode ser feita no decorrer das duas tarefas. Por isso mostre que em caso de dúvida não terá problemas em pedir ajuda, de forma a garantir que irá desempenhar as suas funções da melhor forma possível. Saber quando pedir ajuda é algo muito valorizado pelos recrutadores.


2. “Estou disponível para ser instruído ou corrigido”

Ninguém sabe tudo e por muito dedicado que seja nas suas funções, erros acontecem. Por isso, mostre aos seus recrutadores que está sempre recetivo a ser instruído de forma a adaptar ou corrigir os seus métodos de trabalho de forma a adequá-los à empresa onde trabalha. 


3. “Sou flexível”

Este ponto vai ao encontro do anterior (e completa-o). A flexibilidade é provavelmente uma das características mais procuradas pelos recrutadores. E ser flexível é muito mais que estar disponível para se ajustar ao ambiente da empresa ou trabalhar horas extra. Por flexibilidade entende-se a sua atitude diária no desempenhar das suas tarefas ou a aceitação de mudanças no seio da empresa, mas também a disponibilidade para aceitar novas tarefas. 

Lembre-se que o mundo laboral atual requer uma adaptação constante e todos os recrutadores procuram candidatos com elevado nível de flexibilidade. 


4. “Gosto de trabalhar em equipa”

Assegure aos seus recrutadores que sabe e gosta de trabalhar em equipa. Desta forma deixa claro que sabe adaptar-se às circunstâncias e ao ambiente da empresa. 


5. “Pretendo desempenhar com distinção as tarefas que me forem atribuídas” 

Se há algo que todos os recrutadores procuram é um colaborador que se empenhe nas suas funções. Por isso trate de assegurar nas suas entrevistas que vai desempenhar as tarefas com distinção. 


6. “Sou autónomo”

Basta olhar para os anúncios de emprego para saber que esta é uma das qualidades mais procuradas. Ninguém quer contratar alguém que esteja totalmente dependente de terceiros para desempenhar as suas funções. Portanto, mostre que sabe adaptar-se e que tem capacidade para levar a cabo as suas tarefas de forma autónoma. 


7. “Salário?! Sim, é negociável!”

Já aqui demos algumas dicas para conduzir uma negociação salarial. Aqui entra mais uma vez a sua flexibilidade. O importante é que mostre aos seus recrutadores que está disposto a analisar a sua situação salarial e a procurar uma proposta benéfica e do agrado de ambas as partes. 


8. “Sei gerir o meu tempo”

Se há algo que deve saber é como gerir o seu tempo e estabelecer prioridades. Fale da sua capacidade para organizar o seu trabalho e cumprir prazos. Os seus recrutadores vão querer saber isso.


9. “Posso iniciar funções de imediato”

Os seus recrutadores provavelmente estão numa corrida contra o tempo e querem que inicie funções o mais rápido possível. Mostre que está pronto para começar a trabalhar de imediato. Não só mostra disponibilidade, como interesse na oferta a que se está a candidatar. 

No entanto, se estiver a trabalhar e tiver que cumprir com o período de pré-aviso definido pela sua empresa, não deixe de falar abertamente sobre essa questão com os seus recrutadores, de forma a poder chegar acordo sobre a data de entrada ao serviço. 


Como dissemos no início, não lhe oferecemos uma fórmula infalível para encantar os seus recrutadores, mas estas dicas certamente podem ajudá-lo. Afinal de contas, estes pontos vão ao encontro das qualidades procuradas pelos recrutadores durante a entrevista. 


Veja também: