A franquia influencia o preço do seguro automóvel?

O preço de um seguro automóvel pode ser influenciado por inúmeros factores, sendo que um deles é a franquia. Actualmente, e uma vez que a concorrência é elevada, deve analisar com atenção cada tipo de franquia associada a cada sinistro.

A franquia influencia o preço do seguro automóvel?
Saiba de que forma o preço do seguro pode ser influenciado pela franquia
  • Não se esqueça que quanto mais baixa for a franquia, mais alto será o preço do seguro automóvel

Antes de qualquer abordagem, é importante esclarecer o que é a franquia e de que forma é que a mesma pode influenciar o preço do seguro automóvel. Para quem está a pensar em subscrever brevemente um seguro automóvel, é importante que analise o mercado e veja de que forma a franquia pode ser determinante no preço de um seguro. 

Franquia: o que é?

A franquia pode ser um valor em percentagem ou um montante que é definido entre seguradora e segurado, permitindo a redução do preço do seguro. 

A franquia afecta o preço do seguro?

Em caso de sinistro, a franquia irá corresponder, ao valor que fica a cargo do cliente. Assim sendo, as franquias acabam por poder aumentar o reduzir o valor dos seguros, mediante serem mais ou menos elevadas. Quanto mais elevados foram os valores ou as percentagens das franquias, mais baixos serão os preços dos seguros

Tenha em atenção:
  • É importante ter em atenção que a franquia, quando existe, fica previamente definida nas condições da apólice do seguro, contratualizadas entre seguradora e segurado;
  • As franquias dependem de seguro para seguro e as respectivas condições são definidas pelos segurados;
  • Analise bem que tipo de franquia está definida nas condições particulares da apólice de seguro, uma vez que a franquia pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do capital seguro ou do dano causado.

Cobertura de danos próprios
Na cobertura de danos próprios, o valor da franquia é por norma deduzido à indemnização que a seguradora terá de dar ao segurado.

Cobertura obrigatória de responsabilidade civil
O segurador indemniza na totalidade os terceiros lesados pelos danos sofridos, sendo depois reembolsado pelo cliente do respectivo valor da franquia.

Saiba que:
A franquia representa, para as seguradoras, uma espécie de papel preventivo, uma vez que responsabiliza o cliente por determinados danos que possam ser causados. Esta responsabilidade pode trazer alguns cuidados redobrados.


Veja também: