A prestação da casa subiu. E agora?

Este é o risco que se corre ao contratar um crédito habitação. Nuns meses pode ter que pagar menos, mas noutros meses, pode acontecer de a prestação ser mais alta do que é habitual. O que fazer nesta situação?

A prestação da casa subiu. E agora?
O valor da prestação da casa aumentou. O que fazer?

Esta não é uma boa altura para a compra de casa, tendo em conta as rígidas condições exigidas pelos bancos, o menor poder de compra e as precárias condições de trabalho.

 

Os leilões e as retomas dos bancos podem ser uma boa alternativa para a compra de uma casa usada, podendo-se revelar um bom investimento.

 

Para quem já tem um crédito a decorrer precisa encontrar soluções para fazer face a eventuais subidas na prestação mensal do crédito habitação.

 

Soluções

Uma das soluções passa pela poupança diária em pequenas coisas, como evitar comer fora de casa, evitar comprar por impulso, mas antes apenas bens que são de facto necessários, aumentar a utilização dos transportes públicos, deixando o carro em casa, etc.

 

Outra solução é no inicio do crédito escolher a opção da taxa fixa, opção esta que não influencia o spread cobrado pelo banco, que é sempre igual, quer na taxa fixa, quer na variável. Esta escolha pode tranquilizá-lo durante um certo período de tempo, já que sabe sempre quanto vai pagar ao fim do mês, sem qualquer surpresa, sendo bastante vantajoso se houver uma previsão que as taxas Euribor possam vir a aumentar. Apesar de ser uma modalidade pouco adoptada pelos portugueses, é preferida noutros países europeus, o que é curioso tendo em conta, o perfil de risco conservador dos portugueses.

 

Uma outra solução pode ser amortizar o crédito habitação, pois desta forma reduz o valor das prestações mensais, o que vem aliviar o orçamento mensal familiar. Se tiver algum dinheiro de lado, esta pode ser uma boa opção, no entanto, certifique-se de que a amortização compensa, pois por norma, os bancos cobram essa operação. Além disso, se o fizer tem que avisar a instituição financeira com uma determinada antecedência.

 

Também lhe pode interessar:

Retomas de bancos combatem aumento de spreads