O que fazer depois de abastecer com o combustível errado?

Abasteceu o carro com o combustível errado, e agora?  Saiba o que fazer, para que não venha a ter despesas bastante volumosas

O que fazer depois de abastecer com o combustível errado?
Terá de agir de imediato

Abastecer o carro com o combustível errado pode vir a ter consequências graves, tanto para o seu carro, como para a sua segurança e para a sua carteira. Este é, no entanto, um problema bastante comum, que causa grande parte das avarias em carros modernos.

Sendo um problema fácil de evitar, ajudamo-lo hoje a saber o que fazer depois de cometido o grande erro, para não ter grandes despesas.
 
 

Abastecer gasóleo num motor a gasolina

Das possíveis situações em que abastece com o combustível errado, esta é a que piores consequências pode vir a ter. Por este motivo, a norma é carros a gasolina terem uma entrada mais estreita, o que muitas vezes não chega para impedir o desastre.
 
O gasóleo é, entre outras coisas, mais espesso do que a gasolina, o que faz com que este comece a fazer estragos pouco depois de abastecer. Como tal, assim que se der conta de que abasteceu o combustível errado, deve de imediato desligar o carro e tentar vazar o depósito: seja por si só (se souber o que está a fazer), ou com a ajuda de profissionais.
 
Se iniciou a marcha, assim que notar que o carro age de forma estranha e der pelo erro, pare assim que possível e chame um reboque. Se o gasóleo chegar a percorrer o circuito pode danificar tudo, e então pode vir a ter despesas em valores que passam os quatro dígitos.
 
 

Abastecer gasolina num motor diesel

Apesar de não ser tão grave, abastecer gasolina num motor diesel pode ainda vir a custar muito às suas poupanças. Se o seu veículo tiver um sistema injetor-bomba (por norma, carros posteriores ao ano 2000 têm), então assim que der pelo erro, seja em que situação for, deve parar o caro e telefonar para o reboque, ou para o seu mecânico.
 
Para carros sem sistema injetor-bomba: se der pelo erro antes de iniciar a marcha, e se colocou muito pouca gasolina (menos de 10% do depósito), então deve encher o depósito com gasóleo e seguir viagem, enchendo regularmente o depósito com gasóleo para evitar complicações. A gasolina fará com que o gasóleo fique “adulterado”, mas poderá ainda ser possível circular.
 
Se deu apenas pelo erro depois de iniciar a marcha e sentir o carro a portar-se mal, ou se abasteceu muita gasolina, o melhor a fazer é parar o carro, ligar ao seu mecânico, e esvaziar o depósito.
 
Em ambos os casos, se viu que optou pelo combustível errado, deve ir à oficina verificar se o erro causou algum dano, e se vai ou não ter de pagar por isso. O melhor, é ter atenção redobrada ao abastecer para não se meter em despesas.


Veja também: