Publicidade:

O açaí engorda? Receitas saudáveis para os fãs

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida abre o jogo e ira todas as suas dúvidas. Curioso? Descubra ainda duas receitas funcionais com açaí.

O açaí engorda? Receitas saudáveis para os fãs
Será que o açaí engorda? Venha descobrir

Tradicionalmente, o açaí é consumido sob a forma de puré gelado, servido com granola, iogurte e pedaços de frutas – e, por isso, muita gente o associa a um alimento hipercalórico e que engorda. Mas, será que é mesmo assim? Confira os esclarecimentos da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida à questão – o açaí engorda? – e perceba se este é, ou não, um alimento a incluir na sua dieta diária.

Está aberto o consultório do nutricionista e deixamos, também, duas receitas super funcionais com açaí – para os verdadeiros amantes.

Será que o açaí engorda? A nutricionista responde


aaí engordaFonte: Unsplash/sambazon

Qual é o valor calórico do açaí?

Mafalda Rodrigues de Almeida: 100gr de açaí contém apenas cerca de 60Kcal, o que é mais ou menos equivalente à manga. O que o torna um alimento calórico é o guaraná – geralmente, o xarope de guaraná – que lhe é adicionado para dar um sabor mais agradável, fazendo com que o seu valor energético duplique e possa atingir até 120Kcal por 100g.

O açaí em polpa que vemos à venda nos supermercados tem, em média, estes valores. Assim, se triturarmos esta polpa com banana, para fazer a famosa taça de açaí com banana e granola, o valor calórico de uma taça de 500g pode chegar às 700 a 900 kcal, dependendo das quantidades servidas e do tipo de granola que for usada.

Como consumir o açaí de forma saudável?

Mafalda Rodrigues de Almeida: O segredo para o consumo de açaí de forma saudável é ingerir doses mais pequenas, apenas uma vez por dia e com misturas menos calóricas. Ou seja, procurar a polpa de açaí ao natural (que conseguimos encontrar em alguns hipermercados na zona dos congelados), batê-la com meia banana e um pouco de água, e servir apenas com duas colheres de sopa de granola sem açúcar.

Caso sinta o sabor ainda um pouco ácido, característico deste fruto, é preferível adicionar uma colher de chá de mel ou xarope de agave.

Propriedades nutricionais do açaí

Mafalda Rodrigues de Almeida: O consumo de açaí é muito típico no Brasil, mas em Portugal tem vindo a crescer. A sua popularidade advém não só do seu sabor delicioso, como das suas propriedades nutricionais. Considerado uma importante fonte de vitamina C, bem como uma grande fonte de antioxidantes – como antocianinas e carotenoides, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir algumas patologias cardiovasculares -, o açaí tem sido amplamente estudado como aliado na prevenção do envelhecimento precoce e do cancro.

Devido ainda aos seus antioxidantes e à presença de ácido oleico, acredita-se que o açaí possa ter uma ação protetora sobre as células do cérebro melhorando as funções cognitivas e motoras.

Há alguma receita que nos queira sugerir?

Mafalda Rodrigues de Almeida: Agora que vem aí o verão, aproveite o açaí para fazer também gelados saudáveis e com baixo valor calórico. Bata a polpa natural com banana ou manga congeladas e sirva bem fresco, sem adicionar açúcar ou natas.

Mais uma receita funcional com açaí


Smoothie de açaí com pudim de chia e frutos vermelhos

SmoothieFonte: Unsplash/Sebastián León Prado

Ingredientes para o pudim de chia
4 c. de sementes de chia
1 chávena de leite de amêndoa
Baunilha em pó, q.b.

Para o smoothie de açaí
1 c. de açaí em pó
1 chávena de morangos frescos
1 banana madura
1 c. de manteiga de amêndoa
2 c. de coco desidratado
3 a 4 folhas de hortelã
¼ chávena de leite de amêndoa

Ingredientes para decorar
Frutos vermelhos

Modo de Preparação

  1. Numa taça, misture bem as sementes de chia, o leite de amêndoa e a baunilha em pó.
  2. Deixe repousar por 15 minutos, para as sementes absorverem todo o líquido.
  3. Entretanto, bata todos os ingredientes para o smoothie de açaí até obter um creme macio.
  4. Finalmente, num copo largo, crie camadas.
  5. Primeiro, uma camada com metade da fruta esmagada, depois uma camada do pudim de chia, a seguir o smoothie de açaí e, por último, decore com o restante dos frutos vermelhos e as folhas de hortelã.

Se o açaí engorda? Como vimos, não, desde que se use açaí na sua versão mais pura, sem guaraná adicionado. Siga os conselhos da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e tire o máximo partido deste maravilhoso fruto, cheio de propriedades benéficas para o nosso organismo e saúde.

Veja também: