6 hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo

Acelerar o metabolismo depende do modo como o seu organismo funciona e não apenas do que come. Saiba que hábitos influenciam este processo.

6 hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo
Descubra o que pode fazer

Apesar de todas as novas dietas e invenções, acelerar o metabolismo ainda é a melhor ferramenta para uma vida saudável.

O metabolismo é um processo natural do corpo humano através do qual as células são degradadas ou sintetizadas para diversos processos, como o de respirar e o de quebra das moléculas de glicose que serão transformadas em energia. Portanto, tudo o que é ingerido é utilizado no processo metabólico. A boa notícia é que é possível acelerar o metabolismo ao inserir novos hábitos na rotina.

Apesar de parecer a melhor saída para combater os excessos alimentares e os quilos extras marcados na balança, a verdade é que atitudes como a de se privar das refeições ou fazer dietas extremamente restritivas, por exemplo, não são soluções saudáveis e atrapalham mais do que ajudam.

Criámos uma lista com seis hábitos que o podem ajudar a acelerar o metabolismo.

6 hábitos para acelerar o metabolismo

Chá verde

chá verde

Rico em antioxidantes, este tipo de chá, quando consumido em doses de aproximadamente 4 chávenas por dia, pode acelerar o metabolismo do corpo em repouso.

Beba muita água

drink water

Um dos conselhos mais repetidos pelos médicos em geral, beber bastante água, faz bem ao corpo e à qualidade de vida. Isto porque não beber água suficiente pode causar maior sensação de fadiga e atrapalhar o funcionamento do sistema digestivo, por exemplo. A água faz o organismo trabalhar e, além de contribuir para a hidratação, promove a quebra das moléculas no processo metabólico.

Pratique exercício físico

running

A prática de atividade física é recomendada a todos e em qualquer faixa etária. É através dela que o metabolismo é acelerado e a queima de gordura viabilizada. A combinação de exercícios aeróbicos com musculação possui a vantagem de poder ser praticada em diversos ambientes e colabora ainda para uma boa disposição física e mental.

Chocolate negro

chocolate

Vício para muitos, o consumo de chocolate pode também ser um aliado na hora de acelerar o metabolismo. Mas cuidado: apenas o negro, com alta concentração de cacau, traz resultados.

Por não conter um elevado teor de gordura e açúcar como os chocolates de leite e possuir ingredientes como a cafeína e o antioxidante catequina, o chocolate negro pode matar o desejo por doces e evitar a fadiga causada pelo açúcar sem comprometer a dieta. Não esquecer que menos é mais e a recomendação é de apenas um quadradinho por dia.

Não saltar refeições

meal

Um dos erros mais comuns é acreditar que não comer pode fazer emagrecer de forma saudável. O corpo humano precisa de queimar energia para poder eliminar as células de gordura e essa energia é proveniente dos alimentos. A melhor maneira de fazer isto é realizar todas as refeições diárias, incluindo os lanches e a ceia. Existem algumas opções de alimentos que, mesmo ingeridos em baixa quantidade, podem trazer saciedade, como é o caso das fibras e frutos.

Use e abuse dos termogénicos

spice

Pimenta vermelha, canela e gengibre são três dos termogénicos mais conhecidos e fáceis de encontrar. Quando utilizados nas refeições, ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras. Uma boa opção é introduzi-los na preparação de sopas, chás e massas, dando sempre preferência aos ingredientes frescos ou naturais.

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