Acelga: o arco-íris em forma de hortaliça

De folhas verdes brilhantes, rica em ferro, fibras e água. Saiba como tirar proveito das propriedades e benefícios da acelga.

Acelga: o arco-íris em forma de hortaliça
Acelga, a beterraba branca

Talos e folhas longas, verdes e brilhantes. Conheça a acelga, uma hortaliça rica em vitaminas e minerais. Para além dos seus benefícios, temos ainda de enaltecer outra razão que ajudou a tornar este vegetal num dos mais presentes da dieta mediterrânica: a versatilidade. Isto porque as possibilidades de consumir acelga são muitas, seja em sopas, estufados, cozidos, chás e até sumos.

Propriedades e benefícios da acelga

acelga

Verde, branca, rosa ou amarela, são algumas das tonalidades que podemos encontrar na acelga, dependendo da espécie em questão. No entanto, para além desta colorida particularidade, a acelga distingue-se ainda por um sabor caraterístico ligeiramente amargo. Porém, essa amargura é atenuada quando as folhas são cozidas. De qualquer forma, quando consumir esta verdura nas saladas deve optar pelas folhas mais tenras.

Ao ser um legume de folha verde, a acelga garante o bom funcionamento do fígado, uma vez que regula a acidez do organismo. É um alimento alcalino, no sentido em que é considerado menos agressivo para o organismo e, por outro lado, um aliado na perda de peso.

Outro benefício relevante da acelga é o facto de ser rica em ácido fólico, e, por isso, é uma hortaliça que pode e deve ser incluída na dieta das grávidas. Note-se que temos de somar as vitaminas C, E e K, assim como o cobre, iodo e potássio.

Ainda assim, a quantidade de cálcio presente na acelga leva a que tenha de se fazer um paralelismo com o espinafre, o rei do cálcio. Por fim, não podemos descurar o facto de a acelga ser adequada para diabéticos, uma vez que diminui os níveis de glicose no sangue.

Como tirar proveito da acelga

acelga

As inúmeras vantagens da acelga espelham as diferentes formas de consumir esta hortaliça, seja na culinária ou como uso medicinal.

Na culinária, são várias as formas de consumir a acelga, nomeadamente em saladas cruas, sopas ou nos famosos sumos verdes. Ainda assim, as suas propriedades medicinais não são de descurar e, aqui, podemos tirar proveito da mesma, seja como chá ou aplicando as folhas diretamente nas áreas a tratar.

Como chá, são de destacar os seus benefícios nas infeções urinárias, nos cálculos renais e ainda atuando como laxante. Por último, o seu poder cicatrizante torna esta verdura útil no tratamento de problemas de pele, ou mesmo no caso de feridas expostas.

Veja também: