Acendeu a luz do catalisador, e agora?

Se o testemunho da injeção eletrónica disparar durante as suas viagens poderá dizer que acendeu a luz do catalisador. Sabe como reagir nestas situações?

Acendeu a luz do catalisador, e agora?
Saiba o que fazer

Se o símbolo da injeção eletrónica se iluminar durante uma viagem pode dizer-se que acendeu a luz do catalisador, ainda que não exista nenhum testemunho eletrónico que ateste este facto. Mas vamos por partes: o que é um catalisador?

Para que os automóveis cumpram a legislação relativa aos limites máximos de emissão de gases poluentes, encontram-se equipados com um catalisador: um dispositivo que serve para reduzir a poluição de gases gerados pelo motor.

Acendeu a luz do catalisador? Eis o que deve saber

Como funciona o catalisador

De acordo com os especialistas, o catalisador pode reduzir a percentagem de gases poluentes em 90%. Em termos práticos, a panela do catalisador entra em funcionamento assim que atinge os 400ºC, pouco tempo depois do carro ser colocado em funcionamento.

Atingida a temperatura de funcionamento, o catalisador promove três reações: duas oxidações, de Monóxido de Azoto (NOx) e Monóxido de Carbono (CO), e uma redução, de partículas de Hidrocarbonetos (HC).

manutencao do catalizador

Qual a duração do catalisador?

Se acendeu a luz do catalisador, ou seja, o aviso de problemas no sistema de injeção, poderá estar perante problemas nesta peça. A má carburação e a condução do veículo com o depósito na reserva podem colocar em causa o período de vida do catalisador já que implicam o sobreaquecimento da peça e o aumento do desgaste.

Em alguns países, a legislação obriga à troca do catalisador aos 80.000 km. Ainda assim, são muitos os casos dos veículos que não apresentam problemas nesta peça mesmo depois de atingidos os 100.000 km.

Como posso saber se o catalisador está danificado

Não se esqueça: se a luz da injeção eletrónica acender durante a condução poderá dizer que acendeu a luz do catalisador. Ainda assim, só os especialistas poderão afirmar se o problema reside exatamente nessa peça, através de testes específicos.

Qual o preço do catalisador?

Se acendeu a luz do catalisador e esta peça apresentar anomalias, o proprietário do veículo deverá proceder à sua substituição. Os preços variam consoante a marca, o modelo e o ano do seu carro. Poderá encontrar catalisadores entre os 100€ e os 600€ (poderá comprar online ou junto de especialistas).

Dicas de utilização

As fugas de escape podem resultar na entrada de fumos nocivos no habitáculo. Se sentir algum cheiro estranho no interior do carro, solicite de imediato a verificação num concessionário autorizado da marca.

Para evitar danos graves no catalisador, evite colocar o veículo a trabalhar de empurrão e evite conduzir com o tanque de combustível na reserva.

Veja também: