Acendeu a luz do óleo. E agora?

Acendeu a luz do óleo e não sabe como reagir? Não entre em pânico, dizemos-lhe o que deve fazer, passo a passo.

Acendeu a luz do óleo. E agora?
Saiba o que fazer quando acende a luz do óleo

Saber interpretar corretamente os testemunhos luminosos do seu veículo é essencial para uma atuação eficaz perante potenciais avarias. Imagine que acendeu a luz do óleo, será que sabe como proceder para a verificação deste componente? Esteja atento aos sinais do seu veículo.

Acendeu a luz do óleo: saiba o que fazer, passo a passo

Pare o veículo

Se acendeu a luz do óleo no computador de bordo, deve parar o carro assim que possível. Desligue o motor e espere entre 10 a 15 minutos para que o automóvel arrefeça – qualquer verificação deve ser feita com o motor frio.

Utilize a vareta

Se acendeu a luz do óleo, qualquer verificação deste componente só é válida se utilizar a vareta. Retire-a, limpe-a com um pano sem pelos, introduza a vareta até ao batente, retire novamente e verifique o nível: nunca deve estar abaixo da indicação “MIN”, nem acima da indicação “MAX”. No final da operação, volte a introduzir a vareta no local de origem.

oleo carro

Nível do óleo abaixo da marca “MIN”

Se acendeu a luz do óleo e a marca está abaixo da indicação “MIN” deverá atestar de imediato. Não se esqueça de não ultrapassar a marca “MAX” e de utilizar tipos de óleo conhecidos e recomendados pelo fabricante.

Dicas de verificação

Durante os primeiros 5000 km, o consumo de óleo é superior e, por isso, deverá ter atenções redobradas e verificar os níveis com maior frequência. Esteja atento ao seu manual do proprietário para perceber quais os valores médios de consumo após o período de rodagem inicial.

Os fabricantes aconselham as leituras do nível de óleo num piso horizontal e após uma paragem prolongada (como referido acima, deve esperar entre 10 a 15 minutos até o motor arrefecer).

Se, durante a reposição do óleo do motor, ultrapassar o nível máximo permitido, absorva possíveis derrames com um pano absorvente e contacte um especialista da marca – é aconselhável manter o veículo imobilizado enquanto a questão não for resolvida porque pode danificar o motor e o catalisador.

Para evitar salpicos, utilize um funil durante a operação de enchimento do óleo do motor.

Agora que já sabe o que fazer assim que acende a luz do óleo, mantenha a calma e resolva potenciais problemas com tranquilidade e rapidez. Em caso de dúvida, contacto um representante da marca e espere pela ajuda profissional – evite sustos maiores e não coloque em risco a sua segurança e a dos outros condutores.

Veja também: