Ácido fólico ajuda a engravidar?

Apesar de ser fundamental ao longo da gravidez, ainda não está provado que o ácido fólico ajuda a engravidar.

Ácido fólico ajuda a engravidar?
É um excelente aliado durante a gravidez, mas ajudará a engravidar?

No momento em que se começa a pensar engravidar, é imediatamente receitado ácido fólico, mesmo antes da conceção propriamente dita. Isto acontece porque o ácido fólico é absolutamente essencial para a formação do tubo neural do feto, mas não necessariamente porque o ácido fólico ajuda a engravidar.

O ácido fólico ajuda a engravidar?

São bem conhecidos os benefícios do ácido fólico, que deve ser tomado até completar o primeiro trimestre de gravidez. Este nutriente é que ele é essencial para prevenir mal formações, por vezes, até 70%.

O tubo neural do feto fecha por volta do 17º ao 30º dia da conceção, ou seja, até antes de a mulher saber que está gravida. Ao tomar ácido fólico, preveni-se problemas como:

  • Espinha bífida;
  • Malformações no crescimento do feto;
  • Pré eclampsia (para a mãe);
  • Anemia (para a mãe);

Relativamente à questão “o ácido fólico ajuda a engravidar?”, a resposta dada por grande parte dos especialistas é… não. De facto, não é por tomar ácido fólico que vai engravidar mais rapidamente.

Alguns investigadores defendem que a toma de ácido fólico ajuda a melhorar as propriedades tanto dos óvulos como dos espermatozóides, mas esta informação não se encontra totalmente confirmada e não é, por isso, possível aferir que ao tomar ácido fólico se aumenta a probabilidade de engravidar.

Aliás, nos E.U.A., é comum as mulheres em idade fértil tomarem ácido fólico, mesmo sem a intenção de engravidar. Isto acontece pelo número de gravidezes inesperadas, pelo que os médicos preferem não arriscar.

Aposte sempre nesta suplementação

Não é pelo facto de o ácido fólico não ajudar a engravidar que este pode ser negligenciado. É importante que cumpra com as tomas indicadas pelo seu médico, pois este nutriente vai ajudar a formar o embrião e o feto de forma saudável.

Assim que começar a pensar engravidar, consulte o seu médico assistente ou um especialista em ginecologia para que lhe possa ser prescrita a toma de ácido fólico.

Pode comprar ácido fólico nas farmácias, uma caixa de 60 unidades custa cerca de 5€, sendo que uma caixa dará, à partida, para 3 meses.

Além disso, pode também apostar em alguns alimentos ricos nesta vitamina:

  • Leguminosas;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Abacate;

Veja também: