Ácido fólico: 6 alimentos essenciais

Ácido fólico: saiba quais alimentos deve ingerir para beneficiar das vantagens deste super nutriente, que é um excelente contributo para o nosso bem estar.

Ácido fólico: 6 alimentos essenciais
Conheça as melhores opções!

Sabia que o ácido fólico ajuda a prevenir depressões? E que aumenta a regeneração de células do nosso sistema imunológico? Ou ainda que ajuda a combater o vitiglio?

Pois bem, os benefícios são inúmeros e devemos, por isso, ingerir diariamente este nutriente. Vamos tentar perceber o que temos na nossa dispensa que contenha alguma quantidade de ácido fólico ou vitamina B9.

Ácido fólico: que alimentos ingerir?

Folhas verdes

folhas-verdesNão é só pelo ácido fólico que deve escolher vegetais de folha verde escura, afinal são sempre uma excelente opção para a sua saúde.

Espinafres, couve, alface e agrião são alguns dos exemplos do que pode consumir para aumentar os níveis de ácido fólico no organismo. Quer uma cereja no topo do bolo? Se anda a tentar fazer dieta, estes vegetais vão ser os seus melhores amigos. Experimente incluir nas saladas, sopas e sumos e turbine a sua saúde.

Curiosidades: uma chávena de espinafres contém 263 mcg de ácido fólico, uma chávena de couve 177 mcg e uma chávena de alface 100 mcg deste nutriente. Com estes altos níveis de ácido fólico, estes são alguns dos alimentos que deve ingerir sem desculpas.

Lentilhas

lentilhasAs lentilhas são uma excelente alternativa para aumentar os níveis de ácido fólico. Com quase 400 mcg de ácido fólico em cada chávena, podem ser utilizadas de inúmeras formas: cozidas, assadas, em sopas, reduzidas a puré… Basta só deixar a imaginação fluir!

Frutas cítricas

citrinosSe é verdade que, em geral, todas as frutas contêm ácido fólico, também é verdade que as cítricas são as que contêm os valores mais elevados. Uma só laranja, por exemplo, contém cerca de 50 mcg de ácido fólico.

Pode também apostar em uvas, bananas, melão e morangos e – até – numa limonada saborosa e refrescante.

Espargos

espargosSim, é verdade que o cheiro deste vegetal não é dos mais agradáveis e acaba por ficar um pouco forte no seu frigorífico. Mas as vantagens associadas ao seu consumo compensam largamente. Para além de ter valores excelentes de ácido fólico, os espargos são também muito ricos em vitamina K, vitamina C, vitamina A e manganês.

Brócolos

brocolosEste será, talvez, dos vegetais mais utilizados na nossa cozinha – não é assim por acaso. Uma chávena de brócolos fornece mais de 20% da dose diária de ácido fólico de que necessitamos e basta isso para tornar este alimento ideal à mesa.

Utilize os brócolos em sopas, saladas, ou sirva cozido a vapor ou salteados.

Sementes de girassol

semente-de-girassolAs sementes de girassol, para além de serem uma excelente opção de snack, tem elevados níveis de ácido fólico. Aproveite incluir estas pequenas poderosas na sua marmita e ir comendo ao longo do dia. Vai gostar de saboreá-las no iogurte, por exemplo.

Veja também: