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Não consegue acordar cedo? Nós ajudamos!

Debate-se todas as manhãs para se levantar quando o despertador toca? Não está sozinho. Comece a acordar cedo usando as nossas sugestões.

Não consegue acordar cedo? Nós ajudamos!
Técnicas infalíveis para dormir melhor e acordar cedo sem dificuldade

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisA dificuldade em acordar cedo afecta muitas pessoas. Ao contrário do que se pensa, esta dificuldade está mais relacionada com a baixa qualidade do que com a baixa quantidade de sono!

Pode resultar de um desajuste entre o seu estilo de vida e o seu ritmo biológico, e nos casos mais graves configura o Síndrome do Atraso das Fases do Sono. Mas tem solução!


Técnicas infalíveis para dormir melhor e acordar cedo sem dificuldade

1. Regularidade

Levante-se todos os dias à mesma hora. Todos, significa “todos”: fins de semana incluídos. Se regular o sono é uma prioridade para si, terá que levar o assunto a sério. São permitidas variações de 90 minutos na hora de acordar; ou seja, se à semana acorda às 7h30, ao fim de semana poderá acordar às 9h00.



2. Regule o sono pela hora de acordar!

A primeira medida que tendemos a adoptar quando queremos acordar cedo é definir uma hora para nos deitarmos. “A partir de agora, vou para a cama às 23h, sem falta!” - soa-lhe familiar? Pois saiba que o que deve fazer é estabelecer uma hora fixa para acordar. Vai ver como, acordando sempre à mesma hora, o seu corpo começa a pedir-lhe para dormir sempre à mesma hora também!



3. Vá para a cama apenas à hora de dormir

Ver televisão, jogar computador, comer/beber e estar com o telemóvel na cama são hábitos que prejudicam a qualidade do sono e o impedem de acordar cedo.



4. Cuidado com a alimentação!

Não beba chá (verde/preto), café e refrigerantes perto da hora de dormir, pois estas bebidas são estimulantes. Ao contrário do que se pensa, o consumo de álcool também prejudica o seu sono!



5. Não faça sestas

Mesmo que tenha dormido pouco nas últimas noites, não caia na tentação de fazer sestas, pois isso interferirá na hora a que vai sentir sono e na profundidade do mesmo.



6. Prepare o seu quarto para um sono reparador

Mesmo acreditanto que a luz matinal o ajuda a acordar cedo, tenha consciência de que um quarto com luz prejudica a qualidade do sono durante a noite. Sabia que o seu organismo, quando na escuridão total, produz melatonina, a “hormona do sono”? Escureça o quarto e elimine as fontes de ruído para dormir melhor. Ter um sono profundo e repousante é fundamental para conseguir acordar cedo sem sacrifícios.



7. Responda-nos: qual a razão pela qual tem vontade de acordar cedo?

Respondeu “Eu não tenho vontade de acordar cedo.”? Então está na hora de mudar a sua rotina matinal. Se só se levanta quando já não pode atrasar-se nem mais um minuto, é provável que todas as tarefas matinais sejam realizadas a correr. Logo que estas são concluídas, irá chegar ao trabalho ou ao local de estudo e começar as suas obrigações diárias. Quem é que tem vontade de se levantar, assim?

Introduza prazer nas suas rotinas matinais! Levante-se com a perspectiva de tomar um agradável pequeno-almoço enquanto lê ou vê as notícias. Ponha música enquanto toma banho. Tome o seu café na varanda. Só precisa de se levantar mal o despertador toca para conseguir começar o dia a fazer algo de que gosta...!



8. Prepare o despertador para tocar uma única vez

Parece um contrasenso, e sabemos que o aterroriza a ideia de não ouvir o alarme. Mas confie em nós: se souber que o despertador só toca uma vez, vai levantar-se quando ele tocar. Assim como se souber que ele toca de 10 em 10 minutos, vai constantemente pensar “só mais um bocadinho...”.



9. Controle o consumo de café

É daquelas pessoas que dizem que o café não o estimula e que não sente menos sono quando o toma? Então experimente deixar de tomar e verá como o tem mantido desperto! Não é aconselhável beber mais de dois cafés por dia, e o último não deve ser tomado depois das 6 horas da tarde.



10. Expectativas realistas

Não tente mudar a sua rotina de sono de um dia para o outro. É importante ter consciência de que a mudança de velhos hábitos demora tempo. Acordar cedo sem dificuldade está ao seu alcance: seja paciente e persista na mudança de hábitos!
 

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