4 dicas para acabar com a adição do açúcar

Nem sempre é fácil resistir ao “inimigo”. Conheça as 4 formas para acabar com a adição do açúcar. Comece o seu plano hoje!

4 dicas para acabar com a adição do açúcar
Conheça o “inimigo” e saiba controlar os desejos

Nem sempre é fácil resistir ao açúcar. Controlar esses desejos biológicos pode ser uma tarefa hercúlea porque, na verdade, este hidrato de carbono é viciante. Assim sendo, força de vontade é essencial para acabar com a adição do açúcar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcares não deve ultrapassar 10% da quantidade total das calorias ingeridas ao longo do dia. O açúcar é uma fonte de energia presente numa variedade alargada de produtos, passando pelo leite, fruta e, claro, pelos produtos industrializados (bolachas, bolos, chocolates, gelados e refrigerantes).

Ainda assim, o consumo moderado de açúcar estimula a produção de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo prazer. Mas por ser pobre em nutrientes e rico em calorias (cada grama de açúcar tem 4 calorias), o seu consumo deve ser controlado.

O consumo em excesso deste hidrato de carbono pode aumentar o risco de diabetes e promove a obesidade. Os dados são preocupantes: em Portugal, 24% da população é obesa, 59% apresenta sinais de excesso de peso e um milhão de portugueses (entre os 20 e os 79 anos) tem diabetes. 


4 formas de acabar com a adição de açúcar


Aviso: não é fácil – ainda assim, esta não é uma tarefa impossível. Siga as nossas dicas e combata este vício:


1. Conheça o “inimigo”

Descubra quais são os alimentos que consome que têm açúcar. Assim sendo, é importante que aprenda a ler corretamente os rótulos dos produtos. Desde o dia 14 de dezembro que os alimentos embalados são obrigados a incluir a “Declaração Nutricional”, ou seja, a quantidade de sal e de açúcar dos alimentos. Os únicos produtos livres desta obrigatoriedade são os produtos de fabrico artesanal e as peças a granel. Com isto em mente, será mais fácil controlar as quantidades.


2.Escolha bem os alimentos

Criar uma estratégia alimentícia é fundamental para acabar com a adição do açúcar. Na altura da sobremesa escolha peças de fruta em vez de doces. Nos lanches entre refeições opte por snacks mais saudáveis: palitos de cenouras e maçãs, por exemplo. Corte totalmente com os refrigerantes e passe a consumir sumos de fruta naturais.
 

3. Hidrate-se

O desejo de açúcar é, muitas vezes, motivado pela desidratação. Por isso, sempre que sentir que desejo por alimentos açucarados opte por beber alguns copos de água. É aconselhável começar o dia com um batido natural – dessa forma vai hidratar o corpo e fornecer um conjunto de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
 

4. Pratique exercício físico

Além de promover um estilo de vida mais saudável, a prática regular de exercício físico acelera o metabolismo e diminui a vontade de consumir açúcar (já que aumenta os níveis de energia do organismo).

Agora é chegada a altura para criar o seu plano, definir as metas e começar já hoje a acabar com a adição do açúcar. 

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