Administração: um curso que vale a pena?

Está a pensar se vale a pena fazer um curso de administração? Então, vai gostar de saber mais sobre as muitas saídas profissionais deste curso.

Administração: um curso que vale a pena?
Conheça uma formação superior que prepara para (quase) tudo

Quando chega a altura de decidir o curso superior, começam as dúvidas: que carreira quero seguir? Uma das opções mais comuns é o curso de Administração, muitas vezes chamado Gestão. A razão de tanta procura é simples, afinal, estamos a falar de uma formação que dá acesso a um amplo mercado de trabalho, para além de oferecer uma visão global sobre o mundo dos negócios. Mas, será que vale mesmo a pena fazer um curso de Administração?

Para responder a esta questão, antes de mais, é preciso aprofundar os conhecimentos sobre a profissão e, claro, avaliar se o perfil desta carreira tem a ver consigo e com as suas escolhas. No entanto, por ser um curso tão abrangente, é difícil encontrar quem não “encaixe” no perfil de gestor/administrador. Vamos conhecer mais sobre as possibilidades de carreira e desvendar esta profissão que não para de crescer.

Curso de Administração: múltiplas vertentes profissionais

Muitos jovens que estão a planear a entrada  na universidade vivem o drama da dúvida, mas a verdade – que todos já sabe – é que aquilo que mais deve pesar na escolha é o gosto pela área profissional que está debaixo de olho.

Uma das grandes vantagens do curso de Administração é ter múltiplas vertentes e saídas profissionais, característica que torna esta carreira uma das mais desejadas por quem está a passar pelas provas de ingresso.

Em poucas palavras, podemos mesmo dizer que a formação em Gestão aporta muito valor ao currículo e isso tem uma razão simples: basicamente, o curso de Administração é excelente para adquirir conhecimentos e ampliar a visão sobre as mais diferentes áreas e processos do universo dos negócios.

Por ser uma formação que oferece uma grande carga de aprendizagens – que podem mesmo ser aplicadas em diferentes profissões -, a formação superior em Administração abre muitas portas para que os jovens profissionais tenham sucesso no mercado de trabalho.

Isso acontece porque os licenciados em Gestão/Administração podem escolher entre trabalhar dentro do modelo mais tradicional da área ou seguir áreas e projetos mais relacionados com a gestão de pessoas e o Marketing, por exemplo. As opções são, na verdade, mais do que muitas. Fique atento.

O que faz um administrador?

curso de administracao

É possível dizer que todos os licenciados em Administração são administradores, mas, na verdade, nem todos os profissionais da área optam por atual como tal. Há um enorme leque de carreiras que os futuros profissionais podem escolher. Vamos conhecer algumas?

Gestão de pessoas

Quem atua na área da gestão de pessoas trabalha diretamente num setor muito conhecido de todos: os Recursos Humanos. Nesta área, é pretendido que o profissional seja capaz de gerir os colaboradores de uma determinada empresa, interferindo sempre que necessário, com foco no bom ambiente organizacional e na boa qualidade de vida no trabalho. Parece mesmo uma profissão essencial, certo? E é por isso mesmo que, cada vez mais, as empresas apostam neste setor.

Hospitais

Esta é uma área que está na moda e é cada vez mais procurada pelos administradores, no entanto, por ser um setor muito específico, para ter sucesso é necessário garantir uma boa dose de conhecimentos – através de uma especialização, por exemplo – e da experiência profissional. Quem escolhe esta área pode, por exemplo, exercer a profissão em hospitais públicos ou privados, clínicas e seguradoras de saúde.

Logística

As áreas que tratam de gestão e logística de compras estão em franco crescimento e esta pode ser uma excelente oportunidade para garantir uma vaga de emprego depois da universidade. O objetivo destes profissionais é realizar compras eficientes, poupar custos, garantir entregas e fazer a gestão de stock da empresa.

Mas, atenção: com o crescimento contínuo da internet e a força crescente dos negócios feitos online, é preciso estar atento ao mercado e procurar ter conhecimentos específicos da área e do ambiente virtual. Por isso mesmo, já é possível encontrar cursos inteiramente direcionados para quem quer fazer carreira no setor da logística e das compras.

Gestão de pequenas empresas e negócios

Muitos dos jovens que optam pelo curso superior de Administração têm um sonho em comum: gerir o próprio negócio. A vantagem do administrador que abre uma empresa é evidente, uma vez que, durante o curso, os estudantes aprendem não apenas como gerir um negócio, mas também desenvolvem competências relacionadas com marketing e logística. O que isso quer dizer? A resposta é simples: isso significa que o licenciado em Administração tem conhecimentos que permitem a gestão, mas ainda melhor, podem significar um passo à frente rumo ao sucesso.

Curso de Administração: o perfil ideal

Quem pretende fazer um curso superior de Administração deve considerar algumas características. Para começar, é preciso entender que esta é uma área onde o trabalho acontece em equipa. Por isso, se este não é o seu ponto forte, vale a pena repensar a escolha.

Se, para além de ser bom com pessoas, gosta de comunicação, marketing, matemática e contabilidade, então este curso é para si.

Administração: um curso que vale a pena?

Depois de perceber mais sobre a profissão, as possibilidades de carreira e o perfil do curso, já deve ter começado a colocar na balança os prós e contras desta escolha.

Se vai optar por uma formação na área da Gestão, deve entender que “especialização” é a palavra de ordem e tudo o que puder acrescentar ao currículo, será bem-vindo. Ou seja, basicamente, esta é uma profissão para quem gosta de estar sempre a evoluir e aprender sempre mais. Pode começar já a pensar num MBA, num mestrado ou num doutorado, pois um excelente administrador soma títulos – e conhecimentos – à experiência.

Se estava à procura de uma profissão que pudesse oferecer muitas possibilidades e saídas profissionais, pode apostar – sem medo – no curso superior de Administração.

Veja também: