Quer ser modelo? Conheça 5 agências de modelos relevantes

Ter a carreira gerida por uma agência de modelos facilita muito a vida dos modelos ou aspirantes. Mas há implicações. Descubra quais.

Quer ser modelo? Conheça 5 agências de modelos relevantes
Quer entrar no mundo da moda? Procure uma boa agência de modelos

Há várias agências de modelos no mercado. À semelhança de um manager de bandas musicais, as agências dedicam-se a arranjar trabalhos para os seus modelos, preparam-nos e, naturalmente, têm de ser pagas por fazerem todo este trabalho.

O papel das agências de modelos

As agências de modelos não são mais do que um elo de ligação entre as marcas e os modelos. Imagine cenários em que uma loja de roupa pretende fazer o lançamento de uma coleção ou que uma qualquer marca quer fazer um spot televisivo. É natural que estas contactem agências de modelos às quais dirão os requisitos para os modelos que pretendem ter nos seus eventos ou produtos.

Por sua vez, as agências vão procurar entre todos os seus agenciados quais os que se enquadram, propondo-os ao cliente. Normalmente, é feito um casting, para que o cliente possa escolher e aprovar os modelos que participarão na ação.

Mas o papel da agência não acaba aqui. Por agenciar os modelos, as agências de modelos tratam dos contratos, negociando valores e condições para estes, ganhando uma percentagem pelos trabalhos feitos.

Dependendo da dimensão e política das agências de modelos e também da importância dos trabalhos, os modelos podem ou não ser acompanhados por representantes das agências.

Um trabalho nem sempre visível

Por vezes, olhamos para os modelos e temos a sensação de que estes já nasceram ensinados. Sim, é preciso uma boa dose de talento natural, mas muita coisa é trabalhada.

É comum que as agências de modelos tenham aulas em que ensinam aos seus agenciados como se devem comportar em frente às câmaras e ao público, como caminhar, como manter a postura, entre muitas outras dicas de sobrevivência no mundo da moda.

Também pode acontecer que algumas agências de modelos promovam, elas próprias, eventos com o propósito de dar a conhecer as suas novas caras, para despertar o interesse de potenciais clientes.

moda fashion desfile

Agências de modelos em Portugal

Este mercado está em crescimento em Portugal, por isso, há cada vez mais agências de modelos. Seguem os nomes de algumas com uma posição relevante no mercado:

1. Central Models

Representa modelos como Luís Borges, Ricardo e Pedro Guedes, Joana Freitas e Sara Sampaio.

2. L’Agence

Caras conhecidas do público português, que não são apenas modelos, são agenciados pela L’Agence. São exemplo disso Ana Sofia, Andreia Rodrigues, Ricardo Pereira, Cláudia Vieira, Diogo Valsassina, Filomena Cautela, Liliana Campos, Raquel Strada, Pedro Laginha, Diogo Amaral, Rodrigo Santoro, entre outros.

3. Best Models

A também apresentadora Marisa Cruz, em tempos, foi agenciada pela Best Models.

4. Karacter Agency

Marta Faial, que fez parte do elenco de novelas como Morangos com Açúcar ou A Única Mulher, e Diogo Nobre, ator na novela Espelho d’Água, fazem parte desta agência.

5. Face Models

A conhecida modelo Flor faz parte da família da Face Models, assim como Marisa Cruz, que já esteve na Best Models.

Veja também: