5 estratégias para agendar uma entrevista de emprego

A verdade é que alguns pormenores, que a muitos podem passar despercebidos, podem ditar o sucesso ou fracasso de uma entrevista de emprego.

5 estratégias para agendar uma entrevista de emprego
As primeiras impressões transmitidas são fundamentais

Em fase de recrutamento, é aconselhável evitar pôr à prova a atenção ao detalhe dos recrutadores. Soube como conquistá-los só pelo currículo e recebe uma chamada de uma empresa interessada no seu perfil: lembre-se das dicas que se seguem antes de atender a chamada e aproveite o telefonema para causar uma boa impressão a agendar a entrevista.

Tão importante quanto preparar uma entrevista de emprego, é saber também como marcá-la. Ainda que não sinta, com um primeiro contacto através de uma chamada, a tão característica atmosfera de uma entrevista, saiba que a partir do momento em que atende está a ser avaliado.

Assim, nunca é demais adaptar algumas dicas que o alertam para o que não deve dizer numa entrevista e evidenciar a sua proatividade, capacidade de comunicação. Usar palavras como estas, de forma natural, bem como reforçar o interesse que tem na empresa são outros conselhos a acrescentar, sendo que saber como se comportar é imperativo.

Dicas para agendar a entrevista de emprego

Chamada de um número que não conhece


Arriscar faz parte do sucesso profissional e, por isso mesmo, decidiu fazê-lo. Depois de remeter o currículo a uma empresa com a qual gostaria de colaborar, recebe uma chamada de um número que não está na sua lista de contactos: atenda de forma profissional, pois pode ser um recrutador.

Confirma-se: está a ser contactado por um potencial empregador


É uma boa altura para mostrar o seu entusiasmo, assim como os conhecimentos que tem quanto à empresa e a sua atividade. Mantenha uma atitude de confiança – se não sabe como, este artigo explica como aumentar a sua segurança em si mesmo.

Escolher o dia e a hora da entrevista de emprego


Tendo em conta que o contacto telefónico tem, geralmente, como objetivo questionar um potencial candidato sobre em que dia poderá decorrer a entrevista de emprego. Por esse motivo, não se surpreenda com a pergunta (ou, pelo menos, evite que a surpresa passe para o outro lado). Isto significa que respostas como “qualquer dia, escolha um que for mais conveniente para si” são, sem dúvida, sinais evidentes que falhou, e muito, no seu marketing pessoal.

Para brilhar ainda mais e poder usar estas respostas que são autênticos trunfos na manga, sugira o melhor dia e hora para marcar uma entrevista de emprego.

Crie empatia com quem está do outro lado da chamada


Uma vez que se encontra numa fase de pré-seleção, convém cair nas boas graças de quem o está a contactar. Lembre-se do nome da pessoa com quem está a falar e, durante a conversa, faça questão de referi-lo, de forma subtil e natural. Este conselho ajuda a criar empatia – talvez não seja por acaso que está em primeiro lugar nas lições deixadas por Steve Jobs – e suscite o lado emocional do recetor da mensagem transmitida.

Sorria enquanto fala


Mesmo que o seu interlocutor não o veja nesta fase, ao esboçar um sorriso, o tom de voz, à semelhança da forma como articula as palavras, altera. Em relação ao discurso, fale de maneira pausada e percetível, recorra a respostas simples, curtas e concisas e, claro, agradeça no final pela oportunidade que lhe está a ser dada.

Veja também:

Belinda Sá Belinda Sá

Tem como paixão principal a escrita criativa e, no seu percurso, são vários os projetos internacionais e interculturais que a inspiram a escrever cada vez mais. É licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, pela Universidade do Porto, e tem experiência profissional em Marketing e Comunicação.