AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para agradecer ao entrevistador

Saiba como agradecer a um entrevistador pela oportunidade de ser chamado para a entrevista de emprego.

4 Dicas para agradecer ao entrevistador
Uma simples nota ou email para agradecer ao recrutador pode ser essencial para que se destaque.

Alguma vez pensou como deve agradecer a um entrevistador pela entrevista de emprego? Ou pelo menos se deve ou não fazê-lo?

Sim, deve. Aliás, após a entrevista de emprego, deve agradecer pela oportunidade e pelo tempo que o recrutador dispensou para o receber.

De facto, um simples email a agradecer ao entrevistador, inclusivamente, ser uma forma de garantir que obtém uma resposta rápida da parte dos seus recrutadores. Afinal de contas quem nunca passou pela experiência de no final de uma entrevista de emprego ouvir a tão famosa frase: “entraremos em contacto em breve”, que depois não dá em nada? Nem tão pouco uma resposta (nem mesmo uma mensagem automática) a dizer que não foi selecionado. Provavelmente todos. E muitos terão saído a pensar que estava tudo perdido. Mas está nas suas mãos mudar a história.

É aqui que uma simples nota de agradecimento pode fazer a diferença.


Guião para um agradecimento infalível

Agradecer a um entrevistador é uma forma de mostrar que valoriza o tempo e a atenção que o recrutador dispensou para o receber e conhecer melhor.

Mas há regras para enviar uma nota de agradecimento. Veja quais.


1. Deve ser enviada logo após a entrevista

É como quem diz, agradecer ao entrevistador nas primeiras 24 horas é decisivo. Se não pense: é suposto deixar a sua marca bem presente na memória do seu recrutador, como tal nada melhor que enviar o seu agradecimento prontamente.


2. Seja específico e vá direto ao assunto

Seja breve! Limite o seu agradecimento ao essencial. E claro, foque a sua mensagem nos pontos mais importantes da sua entrevista, de forma a revelar que ouviu com atenção o seu recrutador.


3. Obedeça à estrutura básica

Construa a sua nota de agradecimento em três parágrafos, divididos da seguinte forma:
  • 1º Parágrafo: Agradeça a oportunidade de ser entrevistado e de conhecer melhor a empresa, por exemplo.
  • 2º Parágrafo: Reforce os motivos que fazem de si o candidato ideal para a posição a que se está a candidatar.
  • 3º Parágrafo: Reitere o seu interesse na vaga de emprego e na empresa em questão.
Simples, não é?


4. Evite erros gramaticais

Pode parecer-lhe óbvio, mas não custa reforçar a ideia. Seja o seu Curriculum Vitae, carta de apresentação ou nota de agradecimento, todos devem estar imaculados. Erros – sejam gramaticais ou ortográficos – não devem existir. Veja, reveja e peça para alguém voltar a rever. Bastam pequenos erros para que o seu recrutador crie uma imagem negativa de si, que é exatamente o oposto do que se pretende.


Detalhes que fazem a diferença

Já aqui falamos das formas para fazer o follow-up da sua candidatura de emprego e até como agradecer pela entrevista de emprego. Por isso se está à procura de emprego, estas são dicas que deve ter em mente.

Seja através de uma carta ou email, agradecer a entrevista de emprego pode fazer a diferença entre ser ou não notado pelos seus recrutadores. Na verdade, uma boa nota de agradecimento pode – aos olhos do recrutador – ser revelador, por exemplo, do seu profissionalismo.

E mais. Pode ser uma boa forma de deixar uma ótima impressão, principalmente porque - pode apostar - serão poucos os candidatos a enviar um agradecimento. Lembre-se que o seu sucesso vai além da entrevista de emprego e muitas das vezes, os mais pequenos detalhes podem fazer a diferença. Em vez de se queixar da falta de respostas dos recrutadores, comece por inverter a situação.


Veja também: