Água com limão: será este o novo elixir da juventude?

As indicações são claras: tomar de manhã e em jejum. São estes os passos essenciais para a receita de água com limão. Mas quais os segredos desta bebida?

Água com limão: será este o novo elixir da juventude?
Conheça o elixir que já conquistou Gisele Bündchen

Todos os anos são conhecidos novos superalimentos que prometem ser um estímulo para a nossa saúde. Os exemplos são vários e, de momento, o mais badalado é a água com limão.

De acordo com os nutricionistas, basta ¼ do limão espremido, ou, então, colocar algumas rodelas de limão, deixar repousar um pouco e beber.

Água com limão: o novo elixir para a saúde

água com limão

Ao analisar separadamente a água e o limão, facilmente percebemos as potencialidades de ambos. De tal modo que ao conjugá-los só poderia resultar um superalimento: a água com limão.

Desintoxica

desintoxicação

A combinação destes 2 elementos, segundo vários nutricionistas, torna o sangue mais básico/alcalino. Isto deve-se às propriedades do ácido cítrico que equilibra o metabolismo, uma vez que elimina as toxinas acumuladas durante a noite.

Assim sendo, os resultados de beber água com limão serão tanto melhores quanto mais alcalino, isto é, mais básico estiver o sangue. Este aspeto ganha mais relevância uma vez que a maioria das doenças se manifesta com a acidificação do sangue.

Por isso é que os alimentos como o açúcar, a farinha branca, ou alimentos processados são de evitar, uma vez que tornam o sangue mais ácido.

Emagrece

emagrecer

Ao beber água com limão estamos não só a tornar o sangue mais “limpo”, como também a potenciar a perda de peso. Como consequência, ao contribuir para um organismo equilibrado, a água com limão acelera o metabolismo e, como tal, é benéfico para a manutenção e redução do seu peso.

Mas também aqui há uma ressalva e a opinião dos nutricionistas é unânime: a perda de peso através da ingestão de água com limão só vai acontecer se mantiver uma alimentação saudável e equilibrada.

Propriedades do limão e da água

Limão

limão

Sendo o limão uma fruta rica em vitamina C, contribui para a proteção das células do nosso corpo, assegurando que estas se mantêm saudáveis, fortalecendo, assim, o sistema imunológico.

Por ser alcalino, ajuda a manter um pH equilibrado, o que potencia uma vida mais longa e saudável. Ao conter flavonoides (sobretudo na casca), adquire capacidades antialérgicas, responsáveis pelo reforço das artérias.

Água

água

No que diz respeito à água, já há muito que são conhecidos os seus benefícios. Desde manter uma pele e cabelo saudáveis, a promover um intestino regulado, até ajudar no regime alimentar.

A água deve fazer parte da nossa rotina e, como tal, deverá ser considerada um dos nossos melhores aliados. Além disso, ainda lhe acresce valor quando a água é bebida em jejum, nomeadamente:

  • Elimina toxinas;
  • Facilita a absorção de nutrientes;
  • Facilita a digestão;
  • Contribui para uma pele saudável;
  • Protege os órgãos vitais;
  • Ajuda a perder peso;
  • Mantém músculos e articulações hidratados.

Contraindicações de beber água com limão

No entanto, e, apesar de todas estas vantagens, devemos ter em atenção as contraindicações. Assim sendo, por exemplo, quem apresente sensibilidade ao ácido cítrico, pode notar algum desconforto, como por exemplo a nível gástrico, na pele ou ainda dores de cabeça.

Ao nível dentário também se podem notar algumas alterações, como por exemplo, um desgaste a nível interno dos dentes.

Veja também: