Bebe água deixada de um dia para o outro? Pense duas vezes

É uma dúvida frequente: "é seguro beber água deixada de um dia para o outro?" Conheça a opinião de especialistas sobre este hábito (aparentemente) inofensivo.

Bebe água deixada de um dia para o outro? Pense duas vezes
Seja em copo ou em garrafa

Quem nunca viu um copo de água deixada de um dia para o outro na mesinha de cabeceira e deu um novo golinho? Pois bem, os especialistas dizem que isto não é bom para a saúde.

Faz mal beber água deixada de um dia para o outro?

A água deixada de um dia para o outro (ou mais tempo ainda) num copo não estará nas melhores condições para a ingerirmos. Pó, partículas que andam no ar, mosquitos ou mesmo outros “bichos” podem lá passar e depositar coisas menos boas. Em princípio, uma pessoa não morrerá disso, mas se se puder evitar, melhor.

Posso beber água deixada de um dia para o outro se estiver numa garrafa?

Se a boca entrou em contacto com a garrafa e ainda lá ficou água depositada, os malefícios são praticamente os mesmos da água deixada de um dia para o outro num copo.

A nossa saliva tem uma série de bactérias que se alojam no bocal da garrafa e até mesmo na água. Quando for a ingerir a água deixada na garrafa, vai contactar novamente com essas bactérias que podem eventualmente causar algum dano. Pior ainda no caso de ter partilhado a garrafa com outra pessoa, pois aí as bactérias não são as suas e o corpo pode reagir mal.

Posso beber água de uma  garrafa deixada no carro?

Água deixada de um dia para outro  no carro pode também não ser uma boa ideia. Mesmo que a garrafa esteja intacta! Porquê? Pelas variações de temperatura. Com temperaturas mais quentes, as bactérias fazem um verdadeiro festim e reproduzem-se a uma velocidade assustadora.

Se a isto adicionarmos o facto de já termos entrado em contacto com a boca na garrafa, juntamos as bactérias da nossa saliva. Um verdadeiro mix de micróbios prontos a atacar o nosso organismo.

“Mas eu uso água engarrafada…”

Se este é o seu argumento, desengane-se. Não existe praticamente diferença entre usar a água engarrafada ou da torneira. Esta vai comportar-se da mesma forma perante estas práticas menos desejáveis.

Pessoas com baixa imunidade devem evitar água deixada de um dia para o outro a todo o custo. Se pessoas sem qualquer problema de saúde devem evitar beber água deixada de um dia para o outro, ainda mais se tiver menos imunidade. No caso de estar inserido neste grupo, fuja desta água a todo o custo.

Opte por colocar a água da garrafa num copo e depois beber ou simplesmente colocar a água diretamente na boca, não contactando com o bocal.

Veja também: