Água Formosa: uma aldeia de sossego e tradição

Água Formosa é uma Aldeia do Xisto onde natureza e tradição coexistem de forma harmoniosa.  Saiba porque a deve incluir nos planos de fuga ao quotidiano.

Água Formosa: uma aldeia de sossego e tradição
Saiba porque deve visitar a Aldeia do Xisto de Água Formosa

Situada em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, a Aldeia do Xisto de Água Formosa é indicada como uma das mais antigas do concelho. Escondida entre a Ribeira da Corga e a Ribeira da Galega, numa encosta onde o sol brilha e dá cor a paisagens deslumbrantes, Água Formosa deve o seu nome a uma fonte de água que fica a poucos metros do centro da aldeia. As suas gentes, sinceras e humildes, há muito que vêem na abundância de água a sua maior riqueza.

A Aldeia do Xisto de Água Formosa

Água FormosaFonte: ADXTUR-Foge Comigo

Se está à procura de um sítio para escapar ao stress do quotidiano, a Aldeia de Água Formosa é uma óptima escolha. A 10 quilómetros do Centro Geodésico de Portugal, a aldeia recebe os seus visitantes com o sossego do interior e o som da água que corre por entre as pedras dos leitos das ribeiras. Aí, tornam-se palpáveis as tradições antigas, como os fornos a lenha espalhados pela aldeia, e são muitos os afloramentos rochosos que o irão surpreender. É, sem dúvida, uma das 27 Aldeias do Xisto onde poderá testemunhar o melhor da relação entre o Homem e a Natureza.

Os habitantes

Água Formosa é uma aldeia pequena e sossegada, que, em 2002, contava com apenas quatro habitantes e que, com a requalificação, passou a ter nove pessoas a viver de forma permanente. Uma a uma, as casas têm vindo a ser recuperadas e novas hortas têm surgido à volta de toda a aldeia. Com tradições várias ligadas à utilização da força da água, os habitantes de Água Formosa são conhecidos pela sua simpatia e hospitalidade. Verá que é fácil querer regressar a este local tão simples e, ainda assim, tão cheio de graça.

A fonte de água

A fonte de água que dá nome à aldeia é uma das paragens obrigatórias para melhor compreender a vida local. Funcionando como ponto de encontro para várias gerações e pretexto para convívio, é um antídoto para o calor e o sítio perfeito para repousar e absorver um pouco de História. Desfrute da água fresca e imagine ver chegar as mulheres, que carregavam à cabeça cântaros de barro, ou ver dançar novos e graúdos ao som da gaita-de-beiços ou da concertina nos bailaricos que aí se realizavam.

As eiras

Outro aspecto interessante e importante de Água Formosa é a existência de várias eiras comunitárias para secagem de cereais e leguminosas, como grão e feijão, que, há alguns anos, eram deixados em cima da rocha virada ao sol, que continuava a libertar calor depois de o sol se pôr.

A ponte pedonal

A ponte pedonal sobre a Ribeira da Galega é a única ligação entre os dois lugares da povoação e uma das mais queridas construções dos habitantes da aldeia. Recuperada recentemente, é agora seguro atravessá-la para uma perspectiva diferente de Água Formosa.

O que fazer em Água Formosa?

Água Formosa

Se está à procura de uma forma diferente de explorar a área, o percurso Entre Anjos e Santos é uma actividade a querer considerar. Com início no Mercado Municipal de Vila de Rei e a duração de 3 horas, a rota vai levá-lo a conhecer o Penedo Furado, um dos lugares mais bonitos e místicos da região.

Preço (inclui seguros, acompanhamento com guia e lanche matinal): desde 10€ Ver experiência em bookinxisto.com/pt >>

Se se preocupa muito com o sítio onde fica alojado quando viaja, relaxe. Entre hotéis, espaços rurais e pousadas, a oferta nas proximidades é de cerca de 50 locais. E se quer encontrar os melhores espaços, nada melhor do que visitar o site do Book in Xisto, que é uma plataforma que reúne inúmeras ofertas de alojamento, restaurantes e atividades para fazer nas Aldeias do Xisto.