Água micelar: o que é e para que serve?

Descubra quais os verdadeiros benefícios da água micelar para a sua pele e como usar este produto corretamente. 
 

Água micelar: o que é e para que serve?
A água micelar limpa, desmaquilha e apazigua a pele

A água micelar não é, certamente, desconhecida. Por esta altura do campeonato já muitas mulheres ouviram falar e/ou experimentaram este produto.

A verdade é a água micelar não pára de conquistar adeptos. Mas ainda que a sua popularidade seja inegável ainda há quem tenha algumas dúvidas sobre a funcionalidade deste produto. O que é, para que serve, quando se utiliza ou quem pode utilizar são algumas das perguntas frequentes e que tencionamos responder.


Água micelar: o que é?

Pode dizer-se que a água micelar é um dos produtos mais inovadores e populares do mercado. Este produto, que inicialmente se encontrava apenas em farmácias, depressa se alastrou a mais marcas e espaços comerciais, sendo hoje possível de encontrar em farmácias, parafarmácias, perfumarias e até supermercados em variados preços e tipologias.

A água micelar é uma solução aquosa de limpeza que contém moléculas tensioativas ou surfactantes e moléculas com propriedades lipofílicas e hidrofílicas. Este palavreado pode parecer complicado, mas traduz-se facilmente. Basta dizer que é uma solução de limpeza, por norma translúcida, semelhante à água.

Na sua composição, a água micelar contém moléculas com propriedades que atraem a sujidade, as chamadas micelas, capazes de absorver as partículas de sujidade e eliminá-las, sem agredir a barreira cutânea.

 

Quem pode usar?

Toda a gente. A água micelar é adequada para todos os tipos de pele (rosto, olhos e lábios), mesmo a mais sensível ou reativa. Ainda assim, no mercado existe uma variada gama de produtos e pode escolher a que melhor se adapta ao seu tipo de pele. Além disso, por não agredir a pele, pode ser usada diariamente.
 

água micelar


Para que serve e como se usa a água micelar?

A água micelar serve para limpar, desmaquilhar e apaziguar a pele. Tão simples quanto isso! Não só elimina impurezas (como oleosidade, resíduos de poluição ou excesso de transpiração), como ainda pode ser usada como desmaquilhante, ajudando a preservar a juventude e frescura da pele. 


O ideal é seguir as indicações da embalagem. Mas, por norma, só precisa de embeber um disco de algodão com água micelar e passar pelo rosto, contorno dos olhos, pescoço e até lábios. Pode usar a água micelar de manhã para retirar os restos de creme e/ou à noite para limpar a sujidade a que a sua pele esteve sujeita durante o dia ou remover (ou pelo menos ajudar a remover) a maquilhagem. Depois é só seguir a sua rotina de beleza habitual.

Veja também: