Ainda vale a pena comprar GPS?

A evolução tecnológica concentrou (quase) tudo o que precisamos nos smartphones. Será que ainda vale a pena comprar GPS?

Ainda vale a pena comprar GPS?
Precisa de um guia para esta decisão?

Ainda vale a pena comprar GPS? A pergunta é bastante legítima tendo em conta que grande parte dos smartphones já disponibiliza um sistema GPS e apps para fazer uso do mesmo. Apps capazes de nos dizer onde estamos, os pontos de interesse que estão nos arredores e até de nos indicar o caminho correto quando queremos ir a qualquer lugar. Então, porque é que os aparelhos GPS ainda estão à venda? Nós explicamos.

Ainda vale a pena comprar GPS? Em certos casos, sim

Utilizar o GPS no smartphone

  • Sempre à mão;
  • Boa relação custo/benefício;
  • Fácil atualização;
  • Pode necessitar de dados móveis;
  • Grande gasto de bateria;
  • Menor precisão.

Utilizar o GPS do smartphone traz vantagens e desvantagens. A vantagem mais óbvia é o facto de estar sempre à mão, uma vez que está disponível no smartphone.

Para além disso, está disponível para qualquer utilizador juntamente com inúmeras apps que o podem utilizar. A fácil atualização também é algo que acaba por valorizar o GPS do smartphone: apps como o Google Maps ou similares podem ser atualizadas diariamente, uma vez que o smartphone pode estar sempre ligado à internet.

google maps

Há, contudo, algumas desvantagens evidentes. O GPS no smartphone – e as apps que usufruem deste – gasta imensa bateria. E todos sabemos o quão é importante a bateria num smartphone.

A menor precisão também pode ser um ponto contra o GPS no smartphone, principalmente quando o utilizador procura uma precisão acima da média (para jogos como o Geocaching, por exemplo). Por fim, uma referência aos dados móveis: há apps que não guardam os mapas offline e acabam por funcionar apenas quando o utilizador guarda os dados móveis.

Utilizar um aparelho de GPS

  • Criado para o propósito;
  • Maior precisão;
  • Atualização pode ser difícil;
  • Ecrã com um tamanho aceitável;
  • Não necessita de dados móveis.

Um aparelho de GPS também tem várias vantagens e desvantagens. A primeira vantagem – que também pode ser entendido como uma desvantagem, para muitos – é que é um aparelho dedicado unicamente a uma tarefa. Tende a possuir, apesar de tudo, uma maior precisão do que o GPS disponível nos smartphones e ainda lhe junta um ecrã com um tamanho aceitável, um fator que vários utilizadores destacam.

As atualizações podem, contudo, tornar-se complicadas para o utilizador comum.

Veredicto final

Depende do uso que lhe pretende dar. Uma das principais vantagens dos GPS para smartphones é o custo/benefício, algo bastante importante sempre que pensamos na utilidade que um aparelho pode ter. Que uso é que vai dar ao GPS? Um aparelho de GPS, completamente dedicado, serve principalmente para quem viaja muito. É o seu caso? Nesse caso, poderá fazer sentido. De outra forma, talvez não.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.