ALD - Aluguer de Longa Duração

Saiba o que é e como funciona o ALD – Aluguer de Longa Duração e ainda as vantagens e desvantagens desta opção de financiamento.

ALD - Aluguer de Longa Duração
Como funciona o ALD.

O ano de 2015 foi um ano positivo para o mercado automóvel, com o número de carros vendidos a subir de forma considerável, sendo este um dos sectores que mais sinais de retoma financeira apresentou. Mas isso não significa, necessariamente, que os portugueses atingiram uma capacidade financeira que lhes permita comprar automóvel a pronto. O recurso ao financiamento continua a ser imperioso e o ALD - Aluguer de Longa Duração, é uma das modalidades que mais adeptos tem ganho. Mas o ALD também tem desvantagens. 
 

Desvie-se das comissões!
Descubra aqui a solução de crédito automóvel com mensalidades fixas, vantagens permanentes e sem custos extra.

O que é e como funciona o ALD?

O ALD é uma modalidade de financiamento onde a locadora cede temporariamente a utilização de um automóvel ao cliente, mediante pagamento de um aluguer (prestação) mensal. É um financiamento muito idêntico ao leasing, mas, ao contrário do leasing, quando termina o período do contrato do ALD, o cliente tem obrigatoriamente de ficar definitivamente com o automóvel, ou seja, terá de pagar o valor residual e comprar o veículo de acordo com o valor estabelecido aquando da celebração do contrato.

Ao optar pelo ALD (tal como no leasing), geralmente, é obrigado a contratualizar um seguro de responsabilidade civil de 50 milhões de euros, mais um seguro de danos próprios com franquia máxima de 20%.

 

Vantagens e desvantagens do ALD

Vantagens

  • Pagamento de prestações fixas – não estão sujeitas a variações das taxas de juro - e substancialmente mais baixas do que as praticadas por outras opções de financiamento mais comuns;
  • Possibilidade de passar o automóvel para seu nome no final do contrato, sem a necessidade de efetuar o pagamento de qualquer tipo de valor extra, além do valor residual pré-definido;
  • No caso das empresas, permite aceder a benefícios fiscais;
  • Possibilita, também, ceder a sua posição contratual a outra pessoa, enquanto o contrato vigora.
 

Desvantagens

  • Apesar de fixas, as taxas de juro, são geralmente mais altas que as de outras opções;
  • Obriga à contratação de um seguro de danos próprios, aumentando a mensalidade do aluguer;
  • Apenas aplicável a veículos ligeiros e novos e os custos de manutenção do veículo ficam a cargo do cliente;
  • Obriga o cliente a ficar com o automóvel no final do contrato de ALD.


Veja também: