AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 fórmulas para ter mais alegria no trabalho

Se quer ter mais alegria no trabalho siga estes conselhos. A sua atitude vai ser determinante.

4 fórmulas para ter mais alegria no trabalho
Ser feliz só depende de si!

Andou anos à procura do trabalho perfeito. E conseguiu! Mas depressa se instalou a rotina e tem sempre a impressão que não é tão feliz como poderia. E, ainda por cima, tem aquele amigo que está sempre a dizer-lhe como adora aquilo que faz, enquanto você tem extrema dificuldade em sair da cama à segunda-feira…

Quer tenha um trabalho de sonho ou não, parte do processo de encontrar alegria no trabalho passa mais por nós do que pelo trabalho em si. Nas palavras de Dalai Lama: “A felicidade não é algo pronto a consumir. Surge a partir das nossas próprias acções”.

Ou seja, a sua atitude perante o emprego e as pessoas com quem trabalha vai determinar se o dia é mais positivo que negativo.

Deixamos-lhe estas 4 formas de encontrar mais alegria no trabalho. E lembre-se: pessoas felizes são mais motivadas e produtivas.
 

Alegria no trabalho: como conseguir?


1. Crie boas relações com os colegas

É fácil detestar trabalhar num sítio em que não conheça ninguém e não tenha alguém com quem conversar durante os intervalos. Muitos estudos têm mostrado que a principal razão para alguém gostar do seu trabalho são precisamente as pessoas com quem partilha o dia-a-dia.

Por isso, não se isole! Procure conhecer os seus colegas. Não precisam de ser “amigos à força”, mas as amizades não se criam se não se relacionar com as pessoas e não for descobrindo pequenas coisas sobre a sua vida. As relações humanas podem ser uma grande fonte de alegria no trabalho.
 


2. Trabalhe em equipa e não esteja sempre a criticar

O trabalho é mais divertido quando sente que faz parte de algo. Envolva-se nos projetos, interesse-se pelos dos seus colegas, ofereça ajuda se for preciso! Muitas vezes ao ajudar vai estar a descobrir outras áreas de interesse e encarar o seu dia de forma diferente.

Outra coisa que deve passar a fazer é elogiar mais do que criticar. Pense antes em dizer ao colega algo que fez de bom e, se quer ser elogiado pelo chefe, comece por elogiá-lo primeiro.
 


3. Tenha uma atitude positiva

Estar sempre pessimista e a falar mal do seu trabalho não vai ajudá-lo a estar mais motivado. Mesmo que não goste assim tanto daquilo que faz, deve procurar encontrar os pontos positivos e focar-se neles. Tem um horário bom que lhe permite fazer várias coisas ao final do dia? Recebe o ordenado a tempo e horas? Os colegas são fantásticos e ajudam-no em tudo? Foque-se nisso.
 


4. Não tenha medo de assumir responsabilidades

Se não está contente com o seu trabalho procure assumir novas responsabilidades. Não olhe para as oportunidades como uma forma de falhar, mas como uma forma de crescer profissionalmente. Isso vai fazê-lo sentir-se mais valorizado e respeitado no local de trabalho. Agarre um novo projeto, pergunte o que pode fazer mais, peça para mudar de departamento, peça uma promoção se achar que merece... Se odeia algo no seu emprego cabe-lhe tentar mudar isso.

Encontrar a alegria no trabalho só depende de si! 
Cuide da sua saúde, promova o seu Bem-Estar >>
Veja também: